Ponte Hercílio Luz em Florianópolis

Ponte Hercílio Luz em FlorianópolisA ponte Hercílio Luz está localizada em Florianópolis, no estado brasileiro de Santa Catarina. A ponte foi construída com o objetivo de ligar a parte insular da capital do estado, na ilha de Santa Catarina, à sua parte continental, visando substituir o antigo serviço de ligação por balsas.

A ponte é a maior ponte pênsil do Brasil e possui o 132º maior vão pênsil do mundo. Teve sua construção iniciada em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada em 13 de maio de 1926. A ponte tem 821,005 m de comprimento total, sendo formada pelos viadutos de acesso do continente, com 222,504 m, da ilha, com 259,08 m, e pelo vão central pênsil, que tem 339,471 m de extensão.

A estrutura de aço tem o peso aproximado de cinco mil toneladas, e os alicerces e pilares consumiram 14 250 m³ de concreto. As duas torres principais têm 74,21 m de altura. O vão pênsil tem uma altura média de 30,86 m em relação ao nível do mar e a carga total nas cadeias de barras de olhal é de 4 000 toneladas-força.

Tombamento

Desde que foi fechada, em 1982, por medida de segurança, a Ponte Hercílio Luz serviu apenas de cartão postal, como ponto de referência e para embelezamento da cidade. Reaberta em 15 de março de 1988 somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal, foi novamente fechada por completo em 4 de julho de 1991, depois que um relatório de análise de viabilidade da reabertura do tráfego da ponte foi apresentado em fevereiro de 1990.

O pesadelo do desabamento tornou-se constante na vida das pessoas. Esse temor, entretanto, foi eliminado justamente no dia em que a ponte completou 71 anos de idade. A obra clássica da engenharia internacional foi tombada como patrimônio histórico e artístico.

O mirante situado à cabeceira insular proporciona uma das mais belas vistas panorâmicas do centro da cidade. Na área também estão situados o Museu da Ponte e o Parque da Luz.

Restauração

Uma parceria entre o Governo Federal, Governo do Estado e a Prefeitura de Florianópolis em 2005 proporcionou o início das obras de restauração da ponte Hercílio Luz. O prazo máximo para a entrega da restauração era 13 de maio de 2012, quando a ponte completasse 86 anos. Mas a burocracia, aliada à mudança no comando do governo do estado, fez com que as obras atrasassem. O novo prazo de entrega é para a metade de 2013, o que também não se efetivou. Até os dias de hoje, Setembro de 2016, não foram terminadas as obras de restaurações que já somam o valor de mais de 500 milhões de reais gastos, porém o gorverno criou em Agosto de 2016 um programa de visitas guiadas com objetivo de reaproximar a comunidade da ponte e permitir que as pessoas acompanhem de perto o processo de restauração. O término da reforma está previsto para o segundo semestre de 2018, e segundo informações será gasto mais 500 milhões de reais.

Ponte Hercílio Luz em Florianópolis
Endereço: Florianópolis - SC
Site: www.fcc.sc.gov.br/pontehercilioluz
Telefone: (48) 3664-2590





  Sobre o EncontraFlorianópolis
Fale com EncontraFlorianópolis
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Florianópolis no Facebook siga o Encontra Florianópolis no Twitter Encontra Florianópolis no Google+


Termos do Serviço | Política de Privacidade