Colégio Militar Florianópolis

O Colégio Militar foi criado em 15 de Março de 1984, por iniciativa do então Comandante Geral da Policia Militar, Coronel PM Sidney Carlos Pacheco, através da portaria n° 0086/84 e portaria n° 0103/84 que autorizaram, respectivamente, o funcionamento do ensino fundamental e médio.

Nesta época, ingressavam apenas alunos do sexo masculino que estudavam em período integral, voltados a uma expectativa de seguir carreirar militar.

Colégio Militar Florianópolis

Formavam o corpo discente noventa e três alunos, distribuídos em duas turmas de 5a série e uma turma de 1a série do ensino médio.

No dia 15 de Dezembro de 1986, o Colégio formava sua primeira turma no Ensino Médio, com dezessete alunos, dos quais quatorze. ingressaram como profissionais da Polícia Militar de Santa Catarina.

Em 1988, o Colégio Policial Militar passou a denominar-se Colégio Policial Militar “Feliciano Nunes Pires”, através do decreto n° 2.000 de 28 de Julho, em homenagem ao Presidente da província de Santa Catarina em 1835 e fundador da Polícia Militar.



No ano de 1991 foram abertas inscrições também para mulheres, formando, a partir de então, um corpo discente misto.

Atualmente, a unidade discente é constituída por 441 alunos , distribuídos no Ensino Fundamental, a partir da 6°ano ( período vespertino) e Ensino Médio (período matutino).

O Colégio possui uma estrutura diferente dos demais colégios da rede pública ou particular, seguindo, conforme os colégios militares brasileiros, procedimentos de acordo com as diretrizes das Polícias Militares Estaduais ou Forças Armadas, sem, com isso, modificar o Programa de Matérias estabelecido pela Secretaria de Educação.

Rege pela disciplina fundamentada no autoconhecimento, na conscientização e na expansão dos próprios limites como fator de crescimento pessoal.

A coordenação das atividades diárias é efetivada pelo serviço de monitoria, na qual cada série possui um monitor específico, acompanhando o desenvolvimento dos alunos e procurando orientá-los para o crescimento gradual e individual nas disciplinas ministradas e no convívio em grupo.

Por ser um colégio que segue os princípios, a cultura e a dinâmica da Corporação Militar em que está inserido, responde pela coordenação das atividades em cada turno, um Oficial PM, auxiliado por monitores Sargentos. É na monitoria que se faz a triagem dos problemas e necessidades dos alunos e o encaminhamento.

Valoriza a educação física, dando ênfase não somente ao lazer, mas principalmente, ao condicionamento físico e, às práticas desportivas.

A Ordem Unida Militar faz parte da disciplina de IGPM (Instrução Geral da Polícia Militar) e exercita o senso coletivo, preparando para as paradas cívicas e para a organização das atividades coletivas. Esta disciplina também abrange Primeiros Socorros, Trânsito, Código de Defesa do Consumidor, Código Penal, Constituição Federal e Estadual. Estatuto da Criança e do Adolescente, Canções e Hinos, enfim, conhecimentos fundamentais para a formação da cidadania.

Colégio Militar Florianópolis Como Ingressar

A Entrada no Colégio Policial Militar “Feliciano Nunes Pires” ocorre através de Sorteio. No mês de outubro do ano que antecede a entrada, é disponibilizado no site do colégio Edital Público, informando para que anos e séries o Colégio dispõe de vaga, qual a data de inscrição, documentação e a data do sorteio. 90 % das vagas são destinadas a filhos de Policiais Militares, Bombeiros Militares e Funcionários Civis da PMSC; e 10% para
a Comunidade em Geral.



Colégio Militar Florianópolis Biblioteca

A presença da Biblioteca no Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires (CFNP) segue uma concepção de que o acesso ao conhecimento é fator de desenvolvimento humano e de inclusão social. O acesso à informação variada e atualizada atende a formação Básica no século XXI favorecendo a criação de um ambiente escolar propício ao desenvolvimento de habilidades relacionadas à criticidade e à criatividade.

A Biblioteca do CFNP tem como objetivos, coletar, reunir, organizar e disseminar informações dando suporte ao ensino e à aprendizagem, além de oportunizar à comunidade escolar acesso à leitura recreativa, estimulando o gosto pela leitura e incentivando-os a utilizar outras bibliotecas.

A Biblioteca Cláudio Luciano Fernandes é de livre acesso à comunidade escolar do CFNP (alunos, professores, funcionários, profissionais e seus familiares) tanto para fins de leitura, quanto para pesquisa local. No entanto, o empréstimo domiciliar restringe-se aos alunos, professores e funcionários da instituição.

Colégio Militar Florianópolis Deveres

Conheça os deveres do alunos do Colégio Militar:

  • Ser assíduo, dedicado e pontual às aulas e demais atividades escolares;
  • Tratar com respeito diretores, professores, funcionários e colegas, e apresentar conduta irrepreensível dentro e fora do Colégio;
  • Zelar pela limpeza e conservação das instalações, equipamentos, mobiliários e materiais escolares, indenizando os prejuízos pelos quais for responsável;
  • Tomar conhecimento e cumprir as normas e regulamentos no que lhe couber, bem como as determinações da Direção, dos professores e dos funcionários nas respectivas esferas de competência;
  • Comparecer às solenidades cívicas assim como aos eventos de caráter escolar, cultural e social programados pelo Colégio;
  • Zelar pela sua saúde e dos colegas, sendo proibido o uso de fumo, bebidas alcoólicas ou tóxicos;
  • Adentrar, permanecer e sair do colégio uniformizado, exceto com uniforme de educação física (referente a saída do colégio), bem como participar de atividade física fora do período letivo devidamente uniformizado;
  • Apresentar o material didático individual necessário nas aulas e atividades, assim como apresentar a agenda diariamente, providenciando a assinatura dos pais nos comunicados encaminhados pela escola;
  • Permanecer no Colégio durante o período de aula, sendo permitido seu afastamento mediante autorização;
  • Manter e promover relações cooperativas com professores, colegas e comunidade;
  • Justificar à monitoria e ao professor, mediante atestado médico ou declaração dos pais e responsáreis, a ausência à provas e entrega de trabalhos na data prevista;

Colégio Militar Florianópolis NAPP

Desde a sua criação o Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires tem se preocupado e trabalhado para o desenvolvimento intelectual, físico e mental de seus estudantes.

Com o intuito de aperfeiçoar suas ações foi criado em 06 de julho de 2016, o Núcleo de Apoio Psicoemocional e Pedagógico (NAPP), com a finalidade de aprimorar o desenvolvimento integral do estudante, disponibilizando de maneira articulada as áreas de Orientação Educacional, Psicologia e Psicopedagogia

Horário de Funcionamento Colégio Militar Florianópolis

  • Segunda a sexta das 7h às 19h

Onde Fica, Endereço e Telefone Colégio Militar Florianópolis

  • Av. Me. Benvenuta, 265 – Trindade – Florianópolis – SC
  • Telefone: (48) 3665-8970

Outras informações e site

Mapa de localização