Florianópolis: hospital Celso Ramos receberá mais médicos

A situação do hospital Governador Celso Ramos deve melhorar nos próximos meses. Com um ritmo de atendimento de 3.000 pacientes por dia, 45% destes envolvidos em problemas ortopédicos, o hospital receberá um reforço do Estado de SC com relação à contratação de médicos para atender na especialidade. Além disso, uma licitação será aberta para a construção de uma torre que contará com heliponto e, por meio de investimentos do Pacto por Santa Catarina, o governo pretende ampliar em 20 o número de leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva).

Apesar de ainda ser problemático o atendimento na emergência, o diretor do hospital, Libório Soncini, explicou que desde que assumiu a diretoria do hospital, pontos já foram melhorados no atendimento. Segundo ele, quando começou o trabalho no Celso Ramos, em janeiro, funcionavam apenas 80 leitos de internação. “Hoje os 200 leitos estão abertos. O que representa toda nossa capacidade”, garantiu. Na UTI, eram oito unidades abertas e agora são dez. “Não é o ideal, porque temos uma demanda muito grande. Para se ter uma idéia, a cada 40 minutos recebemos uma ambulância para a emergência”, explicou o diretor que também conseguiu reduzir o número de pacientes acomodados em macas nos corredores. “Tínhamos uma média de 90 internados nessas condições e hoje não passam de 35”, informou.



A contratação de profissionais para atuar no corpo clínico do hospital na cidade de Florianópolis é uma das prioridades da secretaria de Estado da Saúde. Hoje o hospital conta com apenas um ortopedista por plantão de 24 horas. “A intenção é termos um ortopedista para atender a emergência e outro para as cirurgias que estão agendadas”, explicou o secretário de Estado ajunto de saúde, Acélio Casagrande. Outro objetivo da pasta é melhorar o atendimento de hospitais menores na região, para que pacientes em recuperação possam ser transferidos depois da cirurgia no Celso Ramos.

Fonte: NDOnline





Deixe seu comentário