Florianópolis: iniciativa promove o intercâmbio entre manezinhos e alunos da América e Europa

Intercâmbio multicultural, interação social e desenvolvimento no método de aprendizagem dos alunos. Todos estes benefícios têm sido proporcionados através do projeto E-Culturas para alunos do sexto ano da Escola Básica Municipal Paulo Fontes, do bairro Santo Antônio de Lisboa. A idéia central do programa é promover a interação entre alunos e professores de escolas de países como Espanha, Inglaterra, Paraguai, Chile, Argentina e Portugal por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, o EVA.

O projeto é desenvolvido em uma parceria entre a UDESC e o Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) gerando resultados otimistas. “Muitos alunos que se mostravam tímidos tornaram-se mais desenvoltos após a participação no programa” afirma a assessora pedagógica Patrícia Vieira.

Foi disponibilizado aos alunos uma equipe pedagógica composta por um auxiliar de ensino de tecnologia e educação, pela professora de história Josiane Vidal, de geografia Terezinha Henckemaier, e pela coordenadora do projeto da unidade Mariley Makufka.



As atividades ocorrem duas vezes por semana nas aulas de história e geografia. Os alunos produzem um álbum de fotografias, preenchem um formulário e criam um vídeo de apresentação da escola, contextualizando os aspectos culturais e individuais.

No primeiro semestre os estudantes participaram de videoconferências com escolas da Argentina e da Espanha e puderam partilhar ainda mais sua cultura desenvolvendo e socializando uma receita gastronômica típica da ilha, a Tainha em postas.

Projeto
O projeto intercultural faz parte da “Rede Internacional E-Culturas” e começa a partir do cadastro dos alunos e professores na plataforma. Este cadastro é dividido em grupos de três e cada um desenvolve um trabalho cooperativo ao longo das várias fases. A próxima etapa do projeto na Escola Paulo Fontes será realizada a partir do segundo semestre deste ano, em setembro, após as férias escolares da Espanha que acontece nos meses julho e agosto.



A iniciativa também conta com o apoio da professora universitária da UDESC Martha Kaschny Borges e da mestranda Cláudia Regina Losso.

Fonte: Prefeitura Municipal de Florianópolis





Deixe seu comentário