Gastroclinica Florianópolis

A Gastroclínica Florianópolis é fruto do pioneirismo de seus fundadores e do trabalho sério e eficiente de todos os seus colaboradores, que construíram um centro médico de referência na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças do aparelho digestivo.

Possui em seu corpo clínico médicos especialistas em diferentes áreas da Medicina, tais como: Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva, Cirurgia Geral, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Infectologia, Endocrinologia, Reumatologia, entre outras.

Gastroclinica Florianópolis

Ocupa uma área de aproximadamente 150 m2, sendo dotada de seis consultórios médicos, uma ampla sala de endoscopia equipada com endoscópios de alta resolução, confortável sala de recuperação pós-exames, área de recepção atendida por profissionais com treinamento específico e contínuo, dentro de rigorosos padrões de qualidade, banheiro adaptado para portadores de necessidades especiais e área de espera humanizada.

No dia 4 de outubro de 1979, no primeiro ano do governo de João Figueiredo e em meio ao processo de redemocratização do país, a Gastroclínica Florianópolis é fundada por um grupo de distintos médicos: Dr. Ernesto Francisco Damerau, Dr. Odilson Borini, Dr. Jorge Luiz Jorge e Dr. Raul Chatagnier.

A Gastroclínica Florianópolis abriu suas portas no centro da cidade, na Avenida Rio Branco, número 623. Pouco tempo depois, buscando ampliar a sua capacidade de atendimento, assim como executar procedimentos endoscópicos, diagnósticos e terapêuticos, dentro de uma estrutura com suporte hospitalar, a Gastroclínica Florianópolis instalou-se no Imperial Hospital de Caridade.



Em 2003, a Gastroclínica Florianópolis transferiu novamente suas instalações para o moderno complexo médico-hospitalar “Baia Sul Medical Center”, onde nossos pacientes passaram a usufruir de um ambiente com infraestrutura completa para atendimentos em consultório e exames de endoscopia digestiva.

Missão

Buscar continuamente a melhor evidência científica para prevenir, diagnosticar e tratar os males do aparelho digestivo, não esquecendo o calor humano indispensável para uma relação médico-paciente baseada no respeito mútuo, sob a luz da ética médica.

Visão

Atingir os mais altos padrões internacionais de qualidade e eficiência em serviços médicos especializados, com investimento contínuo em ideias inovadoras, atualização científica, treinamento e formação de nossos colaboradores, equipamentos médicos e tecnologia da informação.

Valores

Respeito ao método científico, usado como guia na busca incansável da excelência no diagnóstico e tratamento de nossos pacientes.
Fortalecer a cultura da prevenção em todos os setores de nossa sociedade.
Considerar o aspecto humano de nossa atividade como fator imprescindível para atingirmos o cuidado pleno e ideal de nossos pacientes e colaboradores.

Gastroclinica Florianópolis Corpo Clínico

Conheça o corpo clínico da Gastroclinica:

  • Dr. Amilton Carniel Guimarães / Medicina Interna / Gastroenterologia
  • Dr. Bernardo Chatagnier / Cirurgia Geral / Cirurgia Do Aparelho Digestivo
  • Dr. Carlos Alberto Gaedtke / Medicina Interna / Gastroenterologia
  • Dr. Eden Edimur Rossi Junior / Cirurgia Geral / Cirurgia Do Aparelho Digestivo
  • Dr. Jorge Luiz Jorge / Gastroenterologia / Endoscopia Digestiva
  • Dr. José Manoel Medeiros / Gastroenterologia
  • Dra. Leticia Stahelin / Gastroenterologia / Endoscopia Digestiva
  • Dr. Marcello Alberton Herdt / Cirurgia Geral
  • Dr. Marcelo Cechinel Reis / Cirurgia Geral
  • Dr. Marcelo Mazzuco Santana / Infectologia
  • Dra. Maria Isabel Cunha Vieira Cordioli / Medicina Interna / Endocrinologia
  • Dr. Odilson Borini / Gastroenterologia / Endoscopia Digestiva
  • Dr. Otávio Galvão Filho / Medicina Interna / Endoscopia Digestiva
  • Dr. Patrícia Kowalski Piva / Nutrição Clínica E Nutrição Funcional
  • Dr. Paulo Glavam Junior / Gastroenterologia / Endoscopia Digestiva
  • Dr. Raul Chatagnier Filho / Cirurgia Geral

Gastroclinica Florianópolis Especialidades

Especialidades – Medicina Interna, é a grande divisão da medicina que engloba todas as áreas não cirúrgicas, sendo subdividida em várias outras especialidades e áreas de atuação.

ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA

A endocrinologia é a especialidade médica que estuda o sistema endócrino, suas desordens, as secreções glandulares específicas, chamadas hormônios, a integração de eventos do desenvolvimento, tais como a proliferação, crescimento e diferenciação de células e tecidos (incluindo a histogênese e a organogênese) e a coordenação do metabolismo, respiração, excreção, reprodução e percepção sensorial dependentes de marcadores químicos (substâncias sintetizadas e secretadas por células especializadas).

A endocrinologia preocupa-se com o estudo da biossíntese, armazenamento, química, bioquímica e função fisiológica dos hormônios e com as células das glândulas endócrinas e tecidos que os secretam.

O endocrinologista trata de várias doenças muito prevalentes em nosso meio e intrinsicamente associadas ao estilo de vida e ao sedentarismo, tal como o diabetes mellitus, exercendo, também, papel central no tratamento multidisciplinar da obesidade.

ENDOSCOPIA DIGESTIVA

O termo endoscopia significa “olhar por dentro” e tipicamente se refere ao ato de olhar dentro do corpo humano por razões médicas usando um endoscópio, que é o instrumento usado para examinar órgãos tubulares ocos ou cavidades.

A endoscopia é uma grande ferramenta para o Gastroenterologista e para o Cirurgião do Aparelho Digestivo, pois permite o diagnóstico e, muitas vezes, o tratamento de inúmeras doenças do trato digestivo.

O endoscópio é um tubo flexível, com diâmetro externo que varia entre 0,6 e 1,2 cm, que possuí em sua ponta um pequeno chip eletrônico (CCD, charge-coupled device), semelhante aos encontrados em câmeras digitais, que capta imagens, as converte em sinais elétricos digitais, que são conduzidos até uma unidade de processamento, que os converte dessa vez em imagens de alta resolução, que são apresentadas ao médico examinador num monitor de vídeo.

Outro avanço tecnológico que permitiu a criação dos endoscópios modernos foi o desenvolvimento das fibras óticas, que são filamentos, finos e transparentes, feitos de sílica (vidro) ou plástico, que funcionam como guias para a luz, permitindo transmitir a luz de uma ponta à outra, mesmo que existam grandes angulações ao longo de todo o comprimento da fibra.



Com o auxílio das fibras óticas, o endoscópio adquiriu a capacidade de iluminar o interior das estruturas e cavidades que são examinadas.

A endoscopia digestiva, deixou de fazer apenas diagnósticos, e evoluiu em direção ao tratamento de inúmeras condições, tais como: retirada de pólipos intestinais (polipectomia), controle de sangramentos, dilatação de estreitamentos, retirada de corpos estranhos etc.

Como especialidade médica reconhecida, a endoscopia está presente no ramo cirúrgico da Medicina (a cirurgia videlaparoscópica é uma modalidade de endoscopia, onde o aparelho é inserido por pequenas incisões cirúrgicas) e, também, no ramo clínico (endoscopia digestiva alta e baixa, onde o aparelho é inserido pela boca e ânus, respectivamente).

Tradicionalmente, o Gastroenterologista recebe treinamento formal em endoscopia digestiva e o Cirurgião do Aparelho Digestivo recebe treinamento em cirurgia videolaparoscópica.

GASTROENTEROLOGIA

É uma das grandes especialidades médicas dentro da Medicina Interna, focada no aparelho digestivo (esôfago, estômago, intestinos, fígado e vias biliares e pâncreas) e suas desordens.
O seu nome deriva da combinação de palavras do Grego antigo: gaster (estômago), enteron (intestino) e logos (razão, causa).

Médicos que atuam nessa especialidade são chamados de “Gastroenterologistas”. Esses profissionais, após os 6 anos de graduação em Medicina, realizam mais dois anos de treinamento, em regime de residência médica, na área de Medicina Interna e, posteriormente, mais dois anos de residência médica em Gastroenterologia.

Dentro da especialidade existe ainda a opção de permanecer mais um ou dois anos para treinamento específico em outros tópicos, tais como: transplante hepático, hepatologia, endoscopia das vias biliares, ecoendoscopia, distúrbios da motilidade gastrointestinal etc.

Outras especialidades médicas têm tempos de formação semelhantes aos da Gastroenterologia.

INFECTOLOGIA

É a especialidade médica responsável pelo estudo das causas e tratamentos das doenças infecciosas, transmissíveis ou contagiosas, que podem ser causadas por diferentes patógenos, tais como: vírus, bactérias e fungos.

A infectologia compartilha com a Gastroenterologia, assim como com outras especialidades, interesses comuns, particularmente no campo das hepatites virais, no tratamento de infecções atípicas, ou de curso atípico, do trato gastrointestinal de pacientes imunocompetentes ou em uso de medicamentos que deprimem o sistema imunológico (os imunossupressores, que são usados no tratamento das doenças inflamatórias intestinais, nas hepatites autoimunes e também nos pacientes transplantados) entre outros.

REUMATOLOGIA

É a especialidade médica que trata das doenças do tecido conjuntivo, articulações e doenças autoimunes.
Diferente do senso comum o reumatologista não trata somente de reumatismos.

A Reumatologia é uma especialidade médica em evolução rápida, com grandes avanços decorrentes principalmente de novas descobertas científicas no campo da imunologia das desordens reumatológicas.
Assim como a Infectologia, a Reumatologia também compartilha interesses comuns com a Gastroenterologia, notadamente no estudo das doenças autoimunes, que são condições onde o sistema imunológico de um indivíduo agride inapropriadamente células, tecidos e substâncias naturalmente produzidas no organismo.
Em outras palavras, o sistema de defesa da pessoa acometida identifica equivocadamente alguma parte do seu próprio corpo como um invasor e ataca, causando danos.

Gastroclinica Florianópolis Exames Complementares

Os exames complementares são atos médicos puramente diagnósticos, ou seja, o médico só olha e descreve o que vê. Algumas vezes o examinador pode colher elementos físicos para estudo complementar, no contexto em questão, pode-se realizar a coleta de pequenos fragmentos de tecidos para estudo microscópico (biópsias).

Essas informações podem definir o diagnóstico de uma doença ou apenas contribuir para uma investigação clínica em andamento.

O médico que solicita um exame complementar faz o papel de um detetive que coleta o maior número possível de informações (“pistas”) sobre um problema relatado pelo paciente e, a partir do conhecimento dos mecanismos fisiológicos do nosso organismo, tenta construir, dentro de um pensamento lógico, o diagnóstico de uma doença ou desordem.

Classicamente, na prática clínica existem dois tipos de “pistas”, que são: os sinais e os sintomas.

Um sintoma é toda informação subjetiva fornecida pelo paciente e que não pode ser aferida ou validada pelo médico. Um exemplo: o sintoma dor. Não podemos, em condições normais, medir objetivamente a presença, nem a intensidade da dor.

Em contrapartida, qualquer queixa citada pelo paciente que seja passível de aferição é chamada de sinal. Como exemplo clássico, podemos citar a “febre”. Esse sinal pode facilmente ser aferido com um termômetro.

Mais exemplos de sinais e sintomas: SINAIS: manchas no corpo, inchaço numa articulação ou nas pernas, feridas, emagrecimento, queda de cabelo, pressão alta etc. SINTOMAS: tontura, visão turva, amargo na boca, mal estar, coceira, dormência, formigamento etc.

O que acabamos de expor aqui são o fundamentos da Propedêutica Clínica, ou, em outras palavras, o processo básico que deve ser percorrido pelo médico para se obter um diagnóstico preciso e confiável.

Gastroclinica Florianópolis Trabalhe Conosco

A Gastroclínica Florianópolis investe no seu talento, por que a história é construída, dia após dia, em cima do valor das boas ideias e do trabalho.

Se você está em busca de um local onde a criatividade e a vontade de fazer diferente e melhor são os geradores da energia que nos move em direção ao sucesso, envie seu currículo!
Você poderá fazer parte do nosso grupo de profissionais.

Horário de Funcionamento Gastroclinica Florianópolis

  • Segunda a sexta das 7h ás 19h

Onde Fica, Endereço e Telefone Gastroclinica Florianópolis

  • Rua Menino Deus, 63 Salas 308, 309 e 310 – Centro – Florianópolis – SC
  • Telefone: (48) 3222-6677

Outras informações e site

Mapa de localização