HEMOSC Florianópolis

Conheça a história do HEMOSC Florianópolis.

No início da década de 1960, em Florianópolis foi instalado o Banco de Sangue da Maternidade Carmela Dutra, com objetivo de coleta e armazenamento.

HEMOSC Florianópolis

Posteriormente, através da Lei 3.555 de 27 de novembro de 1964, foi criado entre outros serviços, o Centro Hemoterápico Catarinense – CHC veio a substituir o Banco de Sangue da Maternidade Carmela Dutra e posteriormente, transferido para nova sede, Rua José Jacques, número 41, Centro – Florianópolis.

Tendo como finalidade realizar atendimento de todo Estado, com postos instalados nas principais cidades do interior, sendo na época o único banco de sangue do Brasil com essa abrangência.

Em 1971, o Centro Hemoterápico Catarinense foi transferido para o prédio localizado na Avenida Othon Gama D´Eça, número 756, Centro – Florianópolis, permanecendo até hoje. Baseado nas diretrizes do Plano Nacional de Sangue e Hemoderivados – PLANASHE, atualmente Coordenadoria Geral de Sangue, outros Tecidos e Órgãos – SAS, o Centro de Hematologia e Hemoterapia – HEMOSC, foi criado em 20 de julho de 1987, através do Decreto Lei Estadual número 272, com o objetivo básico de prestar atendimento hemoterápico de qualidade a população da região, bem como dar assistência aos portadores de doenças hematológicas.



Com sua área física e seu quadro pessoal ampliado foi criado através do Decreto Lei número 3015, de 27 de fevereiro de 1989, o Sistema Estadual de Hematologia e Hemoterapia, com o objetivo de promover a interiorização das ações relativas ao uso de sangue para fins terapêuticos, a doação voluntária do sangue, medidas de proteção à saúde do doador e receptor, medidas para disciplinar a coleta e o controle de qualidade, condições de estocagem e distribuição de hemoderivados, bem como promover o desenvolvimento de conhecimento científico e tecnológico na área.

O HEMOSC passou a ser o Hemocentro Coordenador, tendo como unidades auxiliares os Hemocentro Regionais, localizados nos municípios pólos de Santa Catarina. Atualmente, o HEMOSC coordena a Hemorrede Pública do Estado de Santa Catarina, composto por seis Hemocentros Regionais, sendo eles localizados em Lages, Joaçaba, Chapecó, Criciúma, Joinville e Blumenau.

HEMOSC Florianópolis Doar Sangue

A doação é a retirada de aproximadamente 450 mL de sangue, através de inserção de uma agulha em um dos braços.
A coleta é feita por pessoal capacitado e sob supervisão de um médico ou enfermeiro, garantindo o bem estar do doador.
O ambiente deve ser limpo e confortável e o material descartável.

Todo o processo da doação de sangue levam em torno de 55 minutos.
Doar sangue não dói, nem prejudica a sua saúde.

HEMOSC Florianópolis Coleta Externa

O Programa de Coleta Externa tem como objetivo o desenvolvimento de campanhas externas de doação de sangue, realizadas, normalmente, em municípios ou locais que não tenham hemocentros ou bancos de sangue. Este programa é coordenado e organizado pelo Setor de Captação de Doadores.

São utilizados materiais de divulgação, específicos para o programa, disponibilizados pelo Hemosc como cartazes, folders e e-flyers.



A coleta externa pode ser realizada com a unidade móvel, ou com uma infraestrutura montada em local previamente aprovado (avaliado por uma equipe técnica). Por isso, da importância do agendamento ocorrer com 2 meses de antecedência. Além da aprovação do local da coleta, é necessário ter tempo hábil para a sua organização e divulgação. As campanhas externas contribuem sobremaneira para a manutenção dos estoques sanguíneos.

A equipe técnica que compõe a coleta externa é composta por 1 médico(a), 1 enfermeiro(a), 3 técnicos(as) de enfermagem, 2 captadores, além de 1 auxiliar de copa e 1 motorista.

HEMOSC Florianópolis Centro de Estudos

O Centro de Estudos Mário Roberto Kazniakowski – CEMARK é uma entidade sem fins lucrativos vinculada ao Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina – HEMOSC. Recebeu inicialmente a denominação de Coordenação de Ensino e Pesquisa – CEPE, no ano de 1989, com especial contribuição dos profissionais Dr. José João Harger e da enfermeira Rosane Nitschke para sua implantação.

Em 1993, na gestão do Dr. Marco Rotolo, o Centro de Estudos recebeu oficialmente o nome de Centro de Estudos Dr. Mário Roberto Kazniakowski – Cemark em homenagem ao primeiro diretor do Centro Hemoterápico Catarinense – CHC, hoje HEMOSC.

A preocupação com a qualificação profissional em hemoterapia esteve presente desde o início do Centro de Estudos que, além de envolver o corpo funcional do CHC, também disponibilizava capacitações a profissionais de saúde de outras regiões do estado.

HEMOSC Florianópolis Captação de Doadores

A Captação de doadores é uma atividade voltada ao desenvolvimento de programas e campanhas que objetivam conscientizar a população quanto à importância da doação de sangue.

O trabalho volta-se não apenas para assegurar a quantidade necessária de doadores, mas também para aprimorar o perfil das doações, garantindo a elevação do padrão de qualidade do sangue coletado e transfundido.
A captação de doadores é extensiva a todos os segmentos sociais, podendo ser realizada em hospitais e clínicas, forças armadas, escolas, empresas, clubes de serviços, associações, secretarias de saúde, igrejas, veículos de comunicação e outros, utilizando-se de técnicas como reuniões, palestras, cursos, campanhas e gincanas.

A maior ferramenta de trabalho na captação é a comunicação social que deve ser clara, simples e objetiva. Busca o objetivo final que é ter sangue com qualidade e quantidade suficiente para o atendimento dos hospitais e clínicas.
No HEMOSC, o Setor de Captação está vinculado à área técnica. Tem como programas básicos os seguintes:

  • Coleta Externa;
  • Projeto Escola;
  • Projeto Empresa Solidária;
  • Medula Óssea.

Horário de Funcionamento HEMOSC Florianópolis

  • Segunda a sexta das 7h15 ás 18h30

Onde Fica, Endereço e Telefone HEMOSC Florianópolis

  • Av. Prof. Othon Gama D’Eça, 756 – Centro – Florianópolis – SC
  • Telefone: (48) 3251-9700

Outras informações e site

Mapa de localização