Florianópolis: Instituto Federal de Santa Catarina terá seis novos cursos a partir de 2013

O Conselho Superior do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) aprovou na quarta-feira (22) a criação de seis novos cursos de graduação. A partir de 2013 serão oferecidos os cursos de Engenharia Civil, Eletrônica, Elétrica e Mecatrônica no campus Florianópolis – Ilha. Também serão ofertados os cursos superiores de tecnologia em Hotelaria e Gastronomia no campus Florianópolis – Continente.

Com a criação dos novos cursos, será suspensa a oferta do curso superior de tecnologia em Mecatrônica Industrial. Já os cursos superiores de tecnologia em Sistemas de Energia, Sistemas Eletrônicos e Construção de Edifícios continuam abertos nos próximos processos seletivos. “Esses novos cursos vêm numa época de muita maturidade da instituição em que contamos com o compromisso dos servidores para termos novas ofertas que representam mais opções e possibilidades para nossa população”, afirma Maria Clara Kaschny Schneider, reitora do IFSC.

Os cursos superiores de tecnologia em Hotelaria e Gastronomia terão 36 vagas cada e serão ofertados no período matutino já no primeiro semestre de 2013. Para a diretora-geral do campus Florianópolis-Continente, Nelda Plentz de Oliveira, a oferta dos primeiros cursos do campus nessa modalidade é um avanço significativo. “É uma oferta que já constava no plano de desenvolvimento institucional do campus e que já possui uma demanda, como nossos próprios egressos de cursos técnicos”, afirma.



Os novos cursos de engenharia são os primeiros do tipo do campus Florianópolis que, até então, oferecia cursos de qualificação, técnicos, superiores de tecnologia e de pós-graduação. “Nosso campus já possui uma excelência nos cursos técnicos e tecnólogos e a oferta das primeiras engenharias do campus é um passo importante para todo o IFSC, pois abre novas oportunidades”, acredita Maurício Gariba Júnior, diretor-geral do campus.

De acordo com a assessoria do IFSC, as engenharias buscarão concentrar a maior parte das aulas em apenas um período, permitindo que os futuros alunos conciliem estudo e trabalho. “Com esse foco, reforçamos nosso papel de inclusão e pretendemos atingir um público para o qual fazer engenharia era apenas um sonho”, explica a reitora.

Cada curso de engenharia irá oferecer 40 vagas por semestre. As Engenharias Elétrica, Eletrônica e Mecatrônica serão ofertadas já no processo seletivo 2013.1, com entrada semestral. As aulas de Mecatrônica  e Elétrica serão ministradas no período vespertino e a Eletrônica pela manhã. Já a Engenharia Civil terá entrada anual e começa apenas no segundo semestre de 2013 no período noturno.



Fonte: G1





Deixe seu comentário