Lagoa do Peri Florianópolis

A Lagoa do Peri situa-se ao sudeste da Ilha de Santa Catarina, no estado brasileiro do mesmo nome, entre uma cadeia de montanhas e o oceano Atlântico.

A lagoa do Peri é a segunda maior da ilha, sendo uma lagoa de água doce, a cerca de 3 m do nível do mar, tanto que suas águas são utilizadas para o abastecimento de algumas regiões de Florianópolis situadas na ilha de Santa Catarina, por exemplo o Campeche.

Lagoa do Peri Florianópolis

Sua área é de cerca de 5,2 km², a profundidade máxima é de 11 m. Possui várias praias de areia branca, utilizadas pelos veranistas para banhos.

Está situada a 27° 43′ 30 S e 48° 32′ 18 W. A distância do centro da cidade até a lagoa do Peri é de cerca de 24 km para o sul. Ao norte da Lagoa do Peri encontra-se a localidade de Morro das Pedras. Ao leste, após uma faixa de areia arborizada (restinga) que varia de 500 m a 800 m, encontra-se o oceano Atlântico. Ao sudeste, a Armação do Pântano do Sul.

Ao sul, morros que a separam do Pântano do Sul e ao oeste mais montanhas, com altitude média de 300 m, cujas encostas são cobertas em parte por remanescentes da Mata Atlântica que constituem o sertão do Peri, onde se encontra o ponto culminante da ilha: o Morro do Ribeirão. Após estas montanhas encontra-se a freguesia do Ribeirão da Ilha, uma das localidades mais antigas de Florianópolis.



Ao sudoeste existe um vale, o Peri de Baixo, onde se encontra o principal manancial da lagoa, com uma cachoeira e um poço. Na vargem, alguns remanescentes dos sítios, alguns com antigos engenhos de farinha. Deste vale parte uma trilha que o liga ao “Peri de Cima” e de lá à Costa de Cima (ao sul) e ao Ribeirão da Ilha (ao oeste).

Além deste manancial, a Lagoa do Peri é abastecida por outros pequenos córregos que descem das encostas que dividem o sul da Ilha de Santa Catarina em três pequenas bacias: a do Pântano do Sul a do Ribeirão da Ilha e a da própria Lagoa do Peri.

O sangradouro da Lagoa do Peri atravessa o balneário da Armação do Pântano do Sul e desagua no mar (Oceano Atlântico), entre as praias da Armação e a Matadeiro.

Parque Lagoa do Peri Florianópolis

O Parque Municipal da Lagoa do Peri é uma reserva biológica, tendo bastante sombra, rico em fauna e flora. Além disso, ouvem-se diversos pássaros por ali.
A Lagoa do Peri é abastecida por um conjunto de mananciais hídricos que nascem nas encostas do Sul da Ilha. Toda a região está preservada como patrimônio natural pelo decreto municipal nº 1.828. Menos explorada que a Lagoa da Conceição, na Lagoa do Peri ainda se pode encontrar Mata Atlântica Primária. Com alguma sorte, pode-se ver o jacaré-de-papo-amarelo, que, de acordo com biólogos, é inofensivo ao homem.

É a maior lagoa de água doce da costa catarinense. São 5,2km² de extensão; 11m de profundidade. O Parque Municipal da Lagoa do Peri possui 2.030 hectares de unidade de conservação e 20,3 km² de bacia hidrográfica. Suas águas não são afetadas pelas oscilações da maré, pois está a cerca de 3m acima do nível do mar.



O Parque Municipal da Lagoa do Peri é um dos principais ecossistemas em estágio de preservação e regeneração da Mata Atlântica original. É berçário de animais típicos, como a Lontra e o Macaco-prego. E até aves ameaçadas são encontradas, como é o caso da Gralha-azul.

A área em volta da lagoa tem mata e trilhas belíssimas que levam a cachoeiras e antigos engenhos coloniais. As caminhadas ecológicas, em alguns casos são realizadas com acompanhamento. As crianças também têm boas opções de entretenimento. Além da água doce e tranquila, ideal para banho, há um pequeno parque infantil, com área arborizada por enormes eucaliptos, onde elas podem brincar e se divertir à vontade. Passeio de barco, caiaque e outras espécies não motorizadas, bem como pescarias de linha de mão e caniço também são atividades permitidas por lá.

Trilha Lagoa do Peri Florianópolis

A trilha que leva do Peri ao Ribeirão da Ilha é uma das mais extensas. Tem desníveis acentuados que garantem emoção ao passeio e exigem um bom preparo físico. Começa às margens da Lagoa, passa pelo chamado Sertão do Peri e depois Sertão do Ribeirão, com descida íngreme que exige cuidado. Evite fazer a trilha à noite ou levar crianças.

É recomendada para quem tem experiência em caminhar na mata, já que há muitas bifurcações em direção a córregos e bananais. Vale a pena contratar um guia. O visual da lagoa, do mar e do casario colonial do Ribeirão compensam o suor.

Há ruínas de um engenho próximo à Lagoa, herança da colonização açoriana. Esse caminho era usado para ir à propriedade do Seo Chico. Personagem simbólico da Ilha, esse típico manezinho foi herdeiro do último engenho tradicional de farinha de mandioca e cana-de-açúcar (sua cachaça era famosa), que funcionou por mais de 200 anos sem energia elétrica, até 1996, quando Chico foi misteriosamente assassinado. A Rodovia SC-406, que leva ao Sul da Ilha pela Praia da Armação, ganhou seu nome, Francisco Thomaz dos Santos.

Pousada Lagoa do Peri Florianópolis

  • Pousada Lagoa do Peri Florianópolis
  • Pousada Ilha Faceira
  • Pousada Estrelas no Mar
  • Morro das Pedras Clube Hotel

Lagoa do Peri Florianópolis Fotos

Lagoa do Peri Florianópolis Fotos

Mapa de localização