Livro do escritor Franklin Cascaes foi relançado em Florianópolis

A Editora da Universidade Federal do estado de Santa Catarina relançou na quarta-feira (17) o livro ‘O fantástico na Ilha de Santa Catarina’ de Franklin Cascaes. O evento de lançamento contou com a presença do museólogo Gelci José Coelho (Peninha) em frente ao prédio da Reitoria da UFSC, em Florianópolis.

Para democratizar o acesso à obra, a EdUFSC irá disponibilizá-la integralmente na Internet, para download gratuito. Cascaes apresenta 24 narrativas que recuperam e valorizam a cultura açoriana e ilhoa. Segundo o pesquisador Oswaldo Antônio Furlan, responsável pelo glossário da obra, as narrativas relatam casos dramáticos de crenças em figuras folclóricas como  lobisomens, saci-pererê, e principalmente bruxas, a cujos malefícios os grupos sociais incultos de muitas gerações debitaram a agressividade de fenômenos naturais, deficiências na área da saúde e anomalias hereditárias. As narrativas, escritas entre 1946 e 1975, mostram o autor como observador atento da cultura popular e preocupado com a preservação da memória da sua gente.



Franklin Joaquim Cascaes nasceu em São José (SC) em 16 de outubro de 1908 e faleceu em Florianópolis em 15 de março de 1983. Desenhista, escultor, artesão, escritor, folclorista e ex-professor da antiga Escola de Aprendizes Artífices, antes de falecer, doou todo o seu acervo, em 1981, ao Museu Universitário da UFSC, onde estão guardados 925 desenhos, 1250 esculturas e acessórios cenográficos, além de 286 cadernos com anotações de campo.

Fonte: G1





Deixe seu comentário