NFPS Florianópolis

A Nota Fiscal de Prestação de Serviços (NFPS) é um documento fiscal instituído pela Legislação Tributária e que deve ser obrigatoriamente emitido por todos os prestadores de serviços estabelecidos no Município.

A Nota Fiscal de Prestação de Serviço reúne uma série de informações sobre a prestação dos serviços:

NFPS Florianópolis

Como os dados do prestador e do tomador, a descrição e valor dos serviços, além dos dados necessários à apuração e/ou lançamento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN.

A Nota Fiscal de Prestação de Serviços Eletrônica (NFPS-e) é um documento eletrônico que substitui a NFPS impressa. Da mesma forma que a nota impressa, a NFPS-e documenta a prestação de serviços e fornece todos os dados necessários à apuração e/ou lançamento do ISS. Por ser um documento eletrônico, a NFPS-e simplifica as rotinas dos prestadores de serviço, agregando agilidade e segurança para os cidadãos.

CARACTERÍSTICAS DA NFPS-E:



  • A NFPS-e poderá ser utilizada pelo contribuinte do ISS em sustituição à NFPS;
  • A NFPS-e é um documento eletrônico gerado e emitido pela Secretaria Municipal da Fazenda da Prefeitura de Florianópolis para documentar prestações de serviços;
  • A NFPS-e é de existência exclusivamente digital;
  • A NFPS-e só pode ser fornecida mediante requisição enviada pelo contribuinte, com validade jurídica garantida por assinatura digital (exceto Profissionais Autônomo e Micro Empreendedores Individuais);
  • A NFPS-e emitida deve ser mantida pelo contribuinte em arquivo digital pelo prazo estabelecido na legislação tributária (cinco anos);
  • O contribuinte que optar pelo uso da NFPS-e não poderá usar ou manter em seu estabelecimento qualquer outro tipo de documento fiscal;
  • Poderá utiliar da Nota Fiscal Simplificada (não necessita do preenchimento das informações do Tomador) para determinados Serviços previstos na legislação.

O processo de solicitação para a Nota Fiscal de Prestação de Serviços Eletrônica – NFPS-e deverá ser realizado através do sistema de Ficha de Inclusão e Alteração Cadastral – FIAC (Pessoas Juridicas) ou via SefinnetWeb (Micro Empreendedores Individuais – MEI e Profissionais Autônomos).

Este processo é totalmente digital sendo necessário a utilização de Certificado Digital nos casos de Pessoa Jurídica (exceto Micro Empreendedor Individual – MEI) ou Usuário e Senha para MEI e Profissionais Autônomos solicitados no Pró-Cidadão.



NFE Florianópolis Consulta

No site é possível fazer a consulta de NFPS-e emitidas no ambiente de homologação. As notas fiscais consultadas no site não tem valor fiscal.

A consulta à NFPS-e poderá ser realizada no prazo máximo de 180 dias contados a partir da data de emissão e mediante a informação do respectivo código de verificação.

NFE Florianópolis Autenticidade

No site é possível verificar a autenticidade da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica emitida. No caso da confirmação da autenticidade, a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica será exibida na tela, podendo ser impressa.

NFE Florianópolis Emissão

O Sistema de Nota Fiscal de Prestação de Serviço Eletrônica está disponível para todos os contribuintes do Município de Florianópolis. Utilize o descritivo abaixo para lhe auxiliar na emissão da sua primeira Nota Fiscal de Prestação de Serviços Eletrônica.

  1. Ao acessar o Sistema de NFPS-e, caso você seja uma Pessoa Jurídica (exceto MEI) escolha “Realizar Login com certificado digital”. Para Micro empreendedores Individuais e Autônomos escolha “Realizar Login sem Certificado Digital”.
  2. Ao acessar o Sistema de NFPS-e o Contribunte Pessoa Jurídica munido de seu Certificado Digital E-CNPJ deverá informar sua senha de acesso.
  3. Ao acessar o Sistema de NFPS-e o Contribunte Micro Empreendedor Individual – MEI ou Profissional Autônomo deverá selecionar a opção “Realizar login sem certificado digital” munido de seu Usuário, E-mail e Senha.
  4. Selecione uma das opções: Criar Nova Nota ou Criar Nova Nota Simplificada
  5. A Nota Fiscal Simplicada é uma versão da Nota Fiscal Eletrônica que não deverá ser informado os dados do Tomador, esta funcionalidade esta de acodo com a legislação atual.
  6. Selecione o número da Autorização Eletrônica de Documento Fiscal – AEDF e informe a data da Prestação de Serviço.
  7. Preencha os dados do Tomador do Serviço.
  8. Informe o Código Fiscal de Prestação de Serviços – CFPS.
  9. Agora informe os dados do Serviço Prestado selecinando a opção Adicionar Serviço.
  10. O campo de “Informações adicionais”, são as informações que irão constar na parte inferior da Nota Fiscal, preencha com as informações que você achar necessárias.
  11. Confira as informações que você forneceu e verifique se as mesmas conferem com o desejado, o valor total na qual a Nota Fiscal sairá, estará destacado na cor verde, se estiver de acordo, basta clicar em “Transmitir”.
  12. Após o processo de Transmissão a Nota Fiscal estará disponivel para: Consulta, Cancelamento, Clonagem ou Envio de Email de uma determinada Nota Fiscal.

Outras informações e site