Operação da Fatma fiscaliza esgotos clandestinos em Florianópolis

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) começou nesta terça-feira (19) uma operação para fiscalizar e combater os esgotos clandestinos em Florianópolis. Tês pontos principais são focos da operação: Rio do Brás, em Canasvieiras, Rio Capivari, nos Ingleses e a Lagoa da Conceição.

Na manhã desta terça-feira (19), a força-tarefa composta por vereadores da Comissão do Meio Ambiente da Câmara Municipal de Florianópolis, representantes da Comissão do Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e representantes do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), definiu ações para limpeza na cidade de Florianópolis e monitoramento dos principais pontos de poluição no Rio do Brás, em Canasvieiras. No local, a matéria orgânica vem do esgoto clandestino, o que elevou a quantidade de bactérias na região. E devido as chuvas de verão ocorridas nas últimas semanas, o rio subiu e atingiu o mar. A situação deixou a área imprópria para o banhistas.



Luís Caldas é gaúcho e mora há cinco meses em Florianópolis. As condições impróprias das praias faz o aposentado repensar a decisão que tomou ao trocar de estado. ” Ontem estivemos no Santinho e na Brava e isso nos frustra bastante porque fizemos um investimento aqui, exatamente por causa dessa beleza natural”, desafaba.

Segundo o presidente da Fatma, Gean Loureiro, o objetivo principal é combater as ligações clandestinas, além de acabar com qualquer tipo de contaminação. Loureiro destaca que a capital deve ser a primeira cidade a passar pela operação. “Começamos por Florianópolis, mas vamos chamar as prefeituras de todas as cidades litorâneas em que a Fatma faz a análise de balneabilidade para revertermos o quadro de poluição nas praias”, reforça o presidente da Fatma.

Nesta quinta-feira (21), a operação vai até o bairro Ingleses encontrar soluções para os problemas de esgoto no Rio Capivari. Já na sexta-feira (22), todas as entidades se reúnem na Lagoa da Conceição.

Fonte: G1







Deixe seu comentário