Praia da Galheta Florianópolis

A Praia da Galheta é uma praia agreste e seu acesso é somente por trilhas de baixo grau de dificuldade, que iniciam na Praia Mole ou no canal da Barra da Lagoa, a 15 quilômetros do Centro da Capital. O naturismo é permitido por lei municipal desde 1997, mas já era praticado há muitos anos.

O nome original da praia era Calheta, que quer dizer “entrança de mar” em forma de calha. Com o tempo, se tornou Galheta, que em vez disso significa pequeno vaso ou jarra usada em celebrações eucarísticas e nada tem a ver com a praia, mas se tornou o nome mais usado.

Praia da Galheta Florianópolis

Praia da Galheta Florianópolis Características

A Galheta faz parte do Parque Municipal da Galheta, criado pela Lei Municipal 3455/90 e regulamentado pelo Decreto 698/94. Por isso, não tem estrutura turística, mas a vizinha Praia Mole oferece serviços de hospedagem, bar, alimentação e sanitários.

É acessível somente por trilhas, de baixo grau de dificuldade, que iniciam na Praia Mole – da qual é separada por um costão de rochas – ou no canal da Barra da Lagoa, a 15 quilômetros do Centro de Florianópolis. Outra trilha é a do pecado, numa região de costões e arbustos perto da praia, famosa por ser usada como ponto para encontros em meio à natureza preservada.



Praia da Galheta Florianópolis Naturismo

O naturismo é permitido por lei municipal desde 1997, mas já era praticado há muitos anos. O naturismo é permitido, porém não exigido e assim atraindo muito mais curiosos do que praticantes ao local. O movimento naturista é organizado pela Associação Amigos da Galheta, que difunde o naturismo e se destacou na luta pela criação e preservação do Parque frente aos avanços urbanos.



O que os Viajantes Dizem daPraia da Galheta Florianópolis

  • Realmente é uma praia de nudismo, porem, opcional. O que faz com que tenha varias pessoas peladas junto com varias pessoas vestidas. Eh um publico mais lgbt e bem tranquilo. Tem barraquinha e da alugar cadeira e guarda-sol. O mar estava calmo e otimo no dia que fui. Vale a pena passar por essa experiência, foi muito legal!
  • Para chegar na praia, é necessário fazer uma curta trilha, que se inicia na praia Mole. A trilha é super tranquila e rapidamente se é possível começar a ver a praia da Galheta. Embora seja praia de nudismo, é nudismo opcional, então encontra-se pessoas nuas e pessoas vestidas, sem problema algum.

Mapa de localização