Praia de Moçambique Florianópolis

A praia do Moçambique  Florianópolis é uma praia de mar aberto no nordeste da Ilha de Santa Catarina,em Florianópolis, voltado ao Oceano Atlantico. Com 8,5 km de orla, é famosa por ser a maior da ilha em extensão e pela sua beleza natural intocada.

Seu nome não veio do país africano, e sim da tatuíra, molusco que também é conhecido como Moçambique e é comum na praia. Já foi chamada de Praia Grande ou Praia da Lagoa, com o nome atual começando a ser usado a partir de 1850. A praia é limitada ao norte pelo Morro das Aranhas e ao sul pela Barra da Lagoa.

Praia de Moçambique Florianópolis

Faz parte do Parque Florestal do Rio Vermelho, uma reserva de aproximadamente 400 mil metros quadrados com vegetação predominante de pinheiros americanos. Não há construção alguma no local e nem no caminho. A paisagem torna-se ainda mais deserta com as dunas, que cortam a linha entre a vegetação rasteira e o oceano. A praia é propícia para trilheiros e cavalgadas. O canto esquerdo da praia, próximo à Ponta e as ilhas das Aranhas, costuma ser usado para a prática do surf.

Praia de Moçambique Florianópolis História

A nomenclatura Moçambique aparece por volta de 1850 e se estende como oficial até hoje. De acordo com a Secretaria Municipal do Turismo (Setur), o termo moçambique pode ter três origens. A primeira hipótese e mais difundida é a que se refere ao molusco Moçambique, muito encontrado nesta praia. O molusco é uma pequena concha comestível, que possui forma alongada e pequena com cerca de três centímetros.



A segunda refere-se a um tipo de indígena da região africana que habitava os territórios e que deram origem à nação Moçambiquenha. E a terceira explicação para o nome, pode estar ligada à história do descobridor do Moçambique, que foi Pedro Álvares Cabral. Cabral foi ao Moçambique, logo depois de sua estada no Brasil, em 1500. Assim a denominação desta praia em Santa Catarina teria referência a esse fato histórico.



Praia de Moçambique Florianópolis Estrutura

Moçambique é uma praia considerada semi-deserta, não há qualquer estrutura em sua orla. Não há bares ou restaurantes à beira mar, mas existem algumas pousadas na região. O acesso à praia é fácil: via trilhas em meio as restingas.

O mar da praia de Moçambique é constantemente agitado, com alguns pontos de corrente de retorno e a temperatura da água é fria. Se levar crianças, cuidado em dobro! Se você gosta de surfar, certamente vai adorar a praia.

O que os viajantes dizem da Praia de Moçambique Florianópolis

  • A praia é linda, as ondas são bem altas e não há comércio no local, quase deserta. A estrada é ruim para chegar, muito buraco.
  • Praia linda, limpa, água cristalina, chegamos através da trilha das aranhas, lugar praticamente deserto, não possui nenhuma estrutura, lugar não é explorado, mas vale muito a pena conhecer.
  • Praia mais afastada da badalação. Com ar mais roots e presença de pessoas em busca de ondas pra surfe e atividades similares. Lugar limpo, sem muita infraestrutura, pra aproveitar a tranquilidade.

Mapa de localização