Prefeitura de Florianópolis libera R$ 1,2 mi para recuperar vias atingidas por chuva

A Prefeitura de Florianópolis vai destinar R$ 1,2 milhão para obras emergenciais de recuperação das vias atingidas pela chuva que ocorreu no último sábado (9). O anúncio foi feito pelo prefeito Cesar Souza Júnior na tarde desta segunda-feira (11). Além disso, o risco de novos temporais nesta terça-feira (12) deixa cidades catarinenses em alerta.

Segundo a previsão da Epagri/Ciram, na terça (12), a instabilidade aumenta devido ao deslocamento de um sistema de baixa pressão por Santa Catarina. A chuva deve ocorrer em todas as regiões no decorrer do dia, moderada a forte em alguns momentos. Há risco de temporal isolado com ventania, alagamentos e deslizamentos em áreas vulneráveis.

No sábado (9), pelo menos 62 ocorrências foram atendidas na Defesa Civil na capital. Desmoronamentos, destelhamentos, queda de muros, deslizamentos de encostas, quedas de árvores, danos em malha viária e inundações estão entre os registros.

Segundo o prefeito, por causa da previsão de mais temporais nesta terça-feira (12), o trabalho de recuperação inicia na quarta (13). Os bairros mais atingidos serão prioridade, como a Rua Antônio Carlos Ferreira, principal acesso ao Morro do Horácio, no Maciço do Morro da Cruz.



Os ônibus de transporte coletivo estão impedidos de trafegar e, por isso, conforme o prefeito, um micro-ônibus foi contratado para fazer o transporte na cidade de Florianópolis dos moradores. O secretário de Obras João Amin destacou que o trabalho inicia assim que a Casan concluir a recuperação da tubulação de drenagem, rompida durante o temporal.

Ainda conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura, durante a limpeza do canal na Avenida Beira-Mar Norte, no Centro, uma geladeira, camas, colchões e duas bicicletas foram recolhidos no interior da tubulação. Segundo a Prefeitura, o entulho contribuiu para agravar os transtornos causados pelo excesso de água.



A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu nesta segunda-feira (11) um aviso meteorológico destacando possíveis temporais no estado. Ao contrário de sábado (9), em que as regiões mais atingidas foram Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, desta vez a previsão é para ocorrências no Sul e Oeste, onde estão previstos acumulados de 60 a 80mm em média e pontuais que podem superar 100mm. De acordo com o diretor de Resposta a Desastres da Defesa Civil, major Aldo Baptista Neto, não será montado nenhum esquema especial, mas os municípios que costumam ter problemas com enchentes e alagamentos devem ficar em alerta.

Ainda segundo o diretor, as cidades que foram atingidas no sábado não repassaram dados sobre os prejuízos à Defesa Civil estadual. Para o major, apesar da gravidade, os municípios estão conseguindo administrá-lo sem precisar da ajuda do estado de Santa Catarina.

Fonte: G1





Deixe seu comentário