Para minimizar os efeitos predatórios da pesca sobre as tartarugas marinhas, o Projeto TAMAR instalou em 2005 a sua base na região, na praia da Barra da Lagoa, distante 25 km do centro de Florianópolis, na costa leste da ilha.

O Museu do TAMAR, também implantado na área da base, auxilia no trabalho de conscientização e educação ambiental de visitantes, comunidades e pescadores.

Projeto Tamar Florianópolis

Conta com infraestrutura que inclui cinco tanques de observação com exemplares de quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que desovam no Brasil, sala de video e exposições, espaço infantil e loja para venda de produtos TAMAR.

Projeto Tamar Florianópolis Valor

Todos os dias pela manhã e pela tarde são realizadas visitas guiadas com quem estiver no TAMAR e quiser acompanhar. Confira os horários na bilheteria. As escolas devem agendar as visitas pelo telefone (48) 3236-2015, de segunda à sexta, em horário comercial. São mais de 20 mil alunos atendidos em visitas escolares por ano.

A visita guiada dura em torno de uma hora e mostra as principais ações do Projeto TAMAR para proteger as tartarugas marinhas no Brasil.



Ingresso

  • Inteira – R$ 16,00
  • Meia entrada – R$ 8,00 (Estudantes, crianças até 12 anos e pessoas acima de 60 anos)
  • Cortesia – Crianças até 1,20 m
  • Para escolas e grupos particulares o valor é diferenciado em função do atendimento especial. Consulte-nos no momento do agendamento da visita.

Projeto Tamar Florianópolis Dunas da Joaquina

As dunas são uma das maiores atrações turísticas de Florianópolis, oferecendo aos visitantes a opção de praticar o Sandboard ou o Surf de Areia. As dunas de Joaquina separam a praia de Joaquina da Lagoa da Costa, formando bancos de areias que preservam o avanço das águas e garantem a diversão dos turistas. Uma ótima dica para se divertir com a família. Com certeza, as dunas são um dos pontos turísticos de Florianópolis que você não pode deixar de conhecer.

Projeto Tamar Florianópolis O Que é

O Projeto Tamar, criado em 1980, trabalha com pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no litoral brasileiro, todas ameaçadas de extinção. A unidade da Barra da Lagoa, em Floripa, é uma das 23 bases que o projeto têm. Foi criada em 2005 para minimizar os efeitos da pesca predatória sobre as tartarugas marinhas que passam pela região.

O Centro de Visitantes atrai principalmente as crianças. Os pais de bebês podem ficar tranquilos que tem fraldário à disposição. Logo na entrada, é exibido um vídeo de 30 minutos sobre as tartarugas marinhas e o Projeto Tamar. Depois, é realizada a visita orientada pelas piscinas onde ficam algumas tartarugas que já não podem mais voltar para o mar. No Museu da Tartaruga, são encontrados esqueletos, fotos e explicações sobre os hábitos dos animais.



Não há uma lanchonete, mas bebidas (sem álcool) são comercializadas, e há um espaço coberto para o lanche dos grupos escolares. Um palco em forma de casco de tartaruga recebe shows itinerantes. Já passaram por lá Lenine, Dazaranha, Stanley Jordan, entre outros.

Projeto Tamar Florianópolis Praia da Lagoinha do Leste

Para se chegar à preservada Praia da Lagoinha do Leste, acessível somente a pé ou por embarcação, existem dois caminhos por terra. O mais curto começa na tradicional comunidade de pescadores do Pântano do Sul. O início fica na Rua Manoel Pedro Oliveira, uma pequena via à esquerda da SC-406, cerca de 400 metros antes de se chegar à praia. É preciso ter preparo físico, já que a subida do morro é bastante íngreme.

Percorrendo a mata fechada, em cerca de 40 minutos é possível chegar ao topo do morro. No alto, o mar se apresenta, e dá um estímulo ao caminhante prosseguir. Aproveite para tomar um fôlego, apreciar a vista e tirar muitas fotos. A continuação é morro abaixo, e todo santo ajuda, mas cuidado para não escorregar nos seixos. Relaxar os pés ao pisar na areia clara e depois mergulhar no mar ou na lagoa valerá cada esforço.

Recomenda-se aos trilheiros que comecem pela manhã, aproveitando o sol mais ameno das primeiras horas do dia. É recomendável levar alimentos e uma garrafinha d’água, porque a Lagoinha do Leste é selvagem, sem estrutura. É bastante frequentada por surfistas em busca de ondas perfeitas. Os campistas gostam de ficar por ali num esquema mais roots. Se for passar a noite, vá em grupo, e tome cuidado com seus pertences.

A outra opção para alcançar a praia por terra é pela trilha a partir do Matadeiro, que é a mais extensa (confira a Trilha para Lagoinha do Leste via Praia do Matadeiro, em Passeios – Trilhas).

O que levar: Mochila pequena, Bota para caminhada (ou tênis anti-derrapante), Boné, Protetor solar, Repelente, Cantil/água, Comida, Traje de banho, Toalha, Câmera fotográfica

  • Locomoção – a pé
  • Duração do Passeio – 1h30min
  • Dificuldade – Pesado
  • Percurso- 2.361 metros

Horário de Funcionamento Projeto Tamar Florianópolis

  • Diariamente das 9h30 às 17h30

Onde Fica, Endereço e Telefone Projeto Tamar Florianópolis

  • R. Prof. Ademir Francisco, s/n – Barra da Lagoa, Florianópolis – SC
  • Telefone: (48) 3236-2015

Outras informações e site

Mapa de localização