Secretaria de Educação Florianópolis

Até dezembro de 1985, a Secretaria Municipal de Educação, era órgão da Secretaria de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social.

Em 27/12/1985, pela Lei nº 2.350 foi desmembrada, passando a ser Secretaria Municipal de Educação e, em consequência, foi criado um Cargo de Secretário Municipal de Educação, um Cargo de Assessor Técnico e um Cargo de Secretária, do Secretário.

Secretaria de Educação Florianópolis

Foram transferidos todos os órgãos vinculados à área pertinente.

A lei entrou em vigor, na data da publicação, com efeitos a partir de 02/01/1986.

Missão



“Oportunizar a aprendizagem de qualidade e a formação integral do estudante, com os profissionais da educação, as famílias e a sociedade de forma participativa e plural.”

Visão

“Ser uma rede de ensino público municipal inovadora com qualidade social da educação, gestão e práticas pedagógicas humanistas.”

Programas e Projetos

Primeiros Socorros

Como o ambiente escolar é um dos espaços mais frequentados por pessoas das mais variadas características e formações, especialmente por crianças e adolescentes, é oferecido aos educadores formação em prevenção e atendimento de emergências.

A capacitação visa a preparar os educadores para o atendimento de primeiros socorros, oferecer informações e construir conceitos sobre uma visão preventiva, para que esses profissionais atuem adequadamente e evitem possíveis acidentes e adversidades.

Escola Aberta – Educação, Esporte, Cultura e Lazer Comunitários

A Escola Aberta tem o objetivo de contribuir para melhoria da educação, através da ‘educação integral’, transformando a instituição escolar em um espaço para o desenvolvimento de atividades de formação, arte, artesanato, informática, cultura, esporte e lazer para a comunidade escolar e local nos finais de semana.

Assim, ela promove e amplia a integração entre escola e comunidade; organiza oficinas gratuitas em função das necessidades locais; valoriza talentos locais e os saberes populares; estimula o protagonismo juvenil e a cultura de paz.

Bombeiro Mirim

O projeto busca orientar e instruir as crianças como agir em situações de emergências, além de proporcionar uma maior integração entre a corporação, a escola, a família e a comunidade.

Há também a preocupação em estimular o crescimento e desenvolvimento dessas crianças e adolescentes, proporcionando atividades diversas que mostrem situações diferentes de seu cotidiano, muitas vezes, inesperadas.

Entre as ações realizadas estão instruções preventivas sobre acidentes domésticos e combate a incêndios; orientações sobre emergências pré-hospitalares; orientações sobre o comportamento nos ambientes aquáticos e ações de proteção civil; educação para o trânsito e esclarecimentos sobre o uso de entorpecentes.

Projeto Escola Sustentável

O projeto visa oportunizar melhores condições de aprendizagem, na perspectiva da educação integral , inclusiva e da sustentabilidade. Busca implantar, gradativamente, nas 23 unidades de ensino que aderiram ao projeto, práticas sustentáveis de acessibilidade, aproveitamento da água, energia, resíduos, iluminação natural, acústica e ventilação, até dezembro de 2016.

Floripa Letrada

Desde 2010, os usuários do transporte coletivo têm à disposição, gratuitamente, livros e revistas para serem lidos na espera do ônibus, dentro do veiculo ou durante o trajeto da viagem. Quem quiser, pode levar para casa a obra, mas é importante devolvê-la para que outras pessoas tenham acesso também ao material. Este é o Projeto Floripa Letrada.

A ideia é incentivar o hábito da leitura, criar novos leitores e divulgar os mais diversos escritores. O Floripa Letrada – a palavra em movimento é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Mobilidade e Terminais.

Escola do Mar

É um recurso pedagógico extracurricular para o desenvolvimento e a prática de atividades de sensibilização, conscientização e preservação do ambiente marinho e costeiro, desde a educação infantil até a educação de jovens e adultos da rede municipal de ensino de Florianópolis.

O projeto visa a ser um espaço para o desenvolvimento de atividades em educação ambiental marinha e costeira na região da Grande Florianópolis, para aquisição de conhecimentos e conscientização sobre a importância de conhecer e educar para preservar. Suas atividades tiveram início em outubro de 2008, com roteiros de navegação pela Costa Norte da Ilha.

Educando com a Horta Escolar



Coordenado pela Gerência de Programas e Projetos da SME, o Educando com a Horta Escolar e Gastronomia (PEHEG) tem o objetivo principal de proporcionar às crianças e adolescentes atitudes e hábitos sadios, preservando e protegendo o meio ambiente de forma sustentável.

Tem como meta também a promoção da saúde e da qualidade de vida. De uma forma descontraída e criativa, há uma integração das mais diversas áreas do conhecimento através de atividades teóricas e práticas.

No município de Florianópolis, cresce a cada ano o número de unidades educativas integrantes do PEHEG, saltando de cinco unidades em 2009 para 87 unidades em 2014, indicando um fortalecimento desta proposta educativa na Rede Municipal de Ensino.

Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído no âmbito dos Ministérios da Educação e da Saúde pelo Decreto nº 6.286 de 5/12/2007 para consolidar a Política Nacional de Promoção da Saúde através de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde das Equipes de Saúde da Família (ESF) articuladas com a educação pública.

O Programa tem como finalidade contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública da educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. Busca também promover a saúde e a cultura da paz, reforçando a prevenção de agravos à saúde, bem como fortalecer a relação entre as redes públicas de saúde e de educação.

Secretaria de Educação Florianópolis Creche e Saúde Já

O Programa Creche e Saúde Já no município de Florianópolis possui o objetivo de fomentar a descentralização de atividades e serviços desempenhados por órgãos ou entidades públicas municipais, mediante a participação de pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, incluídas associações civis e fundações privadas de igual natureza, cujas atividades sejam dirigidas ao ensino, ao esporte, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico, à proteção e preservação do meio ambiente, à cultura, à saúde e à assistência social.

O Programa foi instituído pela Lei Municipal n. 10.372, de 2018 e regulamentado pelo Decreto n. 18.710, de 2018.

As pessoas jurídicas de direito privado e sem finalidades lucrativas podem pleitear sua qualificação como Organização Social no município de Florianópolis, mediante requerimento ao órgão competente por sua área de atuação estatutária quando cumpridos os requisitos das normas mencionadas e do Edital de Chamamento Público n. 01/GAPRE/2018.

Secretaria de Educação Florianópolis Concursos

Para informações sobre concursos em aberto, vagas disponíveis, remunerações e datas de prova acesse o site.

Secretaria de Educação Florianópolis Serviços Online

O SALP é um serviço de consulta sobre o uso da Língua Portuguesa Padrão, para esclarecer dúvidas cotidianas a respeito da Língua, inclusive sobre as regras do novo Acordo Ortográfico.

Como solicitar

Envie sua(s) pergunta(s) para o SALP pelo e-mail portuguesonline@pmf.sc.gov.br Seu texto não pode ultrapassar 250 caracteres.
Aguarde a resposta que será emitida no prazo máximo de 48 horas; durante o período matutino, das 8 às 12 horas e, no período vespertino, das 14 às 18 horas.

Requisitos

Todo o cidadão ou cidadã que queira esclarecimentos sobre o uso da Língua Portuguesa.

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA FORMAÇÃO PERMANENTE

Mais rápida, prática e sem filas, a inscrição para os cursos de capacitação pela internet é mais uma inovação da Prefeitura de Florianópolis e da Secretaria Municipal de Educação para modernizar o acesso aos serviços do Município.

Secretaria de Educação Florianópolis Ouvidoria

A Ouvidoria Municipal é um espaço de participação e controle social, aberto para a sociedade. Através de canais de atendimento presenciais e eletrônicos, recebe e responde manifestações como sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias sobre políticas e serviços públicos.

Horário de Funcionamento Secretaria de Educação Florianópolis

  • Segunda a sexta das 8h ás 19h

Onde Fica, Endereço e Telefone Secretaria de Educação Florianópolis

  • Rua Conselheiro Mafra, 656 – 5º. Andar – Sala 502 – Centro – Florianópolis – SC
  • Telefone: (48) 3251-6100

Outras informações e site

Mapa de localização