Teleférico será meio de transporte de massa em Floripa

O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior, disse, em entrevista a reportagem nesta quinta-feira (7), que o teleférico que será feito na cidade com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) não será turístico e será “um meio de transporte de massa”. O teleférico ainda não possui projeto pronto, mas o prefeito garantiu que obras começarão ainda em 2013.

Na quarta (6), o prefeito e o secretário de Obras de Florianópolis, João Amin, participaram da reunião em Brasília em que a presidente, Dilma Russeff, anunciou onde seriam investidos os recursos do PAC. Segundo a Prefeitura, o teleférico ligará a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com o Terminal do Central (Ticen), passando pelo Maciço do Morro da Cruz. Foram garantidos R$ 142 milhões do PAC para a realização da obra.



Ele enfatizou a integração com o transporte coletivo na cidade de Florianópolis já existente, dizendo que a ideia é que “quem pagar o ônibus tenha automaticamente acesso ao teleférico”. Ele afirmou também que haverá uma faixa exclusiva para ônibus contemplada em torno do Morro da Cruz, interligado com o teleférico.

“Agora é fazer o projeto executivo da obra. Nós vamos deflagar isso já na semana que vem para que, com o projeto executivo em mãos, a gente possa preparar a licitação para que, ainda em 2013, nós já tenhamos obra”, afirmou o prefeito. Ele também disse que a Prefeitura terá uma missão técnica que irá ao Rio de Janeiro “para que a gente possa aprender com a experiência” daquela cidade. Segundo Cesar Souza, “lá funciona bem”.

Além do teleférico, de acordo com a Prefeitura, também foram confirmados os projetos de finalização da Avenida Beira Mar Norte, na região em frente à Casa D’Agronômica, a duplicação da Rua Deputado Antônio Edu Vieira e a pavimentação da Rua Padre Rohr, na Barra do Sambaqui, Sul da Ilha.

Fonte: G1







Deixe seu comentário