Trilhas Florianópolis

Você é daquelas pessoas que ama se aventurar em meio a natureza?
Gosta de descobrir cantinhos escondidos, onde poucos conseguem chegar.

Você ama desvendar cada pedacinho dos lugares que visita, e não se contenta com o clássico, o que todo mundo vê.
Conheça as melhores Trilhas em Florianópolis.

Trilhas Florianópolis

Antes de falar sobre as trilhas, é importante falar sobre segurança. Fazer trilha é algo comum e normalmente tranquilo, mas também pode ser bastante perigoso.

Você pode virar o pé, cair, se machucar ou até quebrar alguma coisa. É claro que você não vai querer que isso aconteça, mas o risco existe.

E caso você sofra um acidente, o custo com hospital e medicamentos pode ser bem alto, sem contar todo o estresse para resolver tudo. E por isso é indicado fazer um seguro viagem.



Viajar com seguro viagem é sempre importante, inclusive em viagens nacionais. Ao contrário do que muitos pensam, o seguro viagem cobre muito mais do que gastos com saúde. Você poderá ser ressarcido de bagagem extraviada, danos na bagagem, viagem cancelada e muito mais!

Florianópolis é um paraíso. A ilha é abundante em belezas naturais, e esconde lugares magníficos, espalhados por todos os cantos, de norte a sul.

Praia do Naufragados

Com início na Caieira da Barra do Sul, onde termina o calçamento da rua, a trilha Praia do Naufragados de aproximadamente 2,6 km de extensão pode ser feita sem grandes dificuldades, por ser bem marcada e com desníveis pouco intensos. Há riachos pelo caminho, e por isso é preciso atenção para não escorregar no solo úmido ou nas pedras com limo.



O trajeto leva cerca de 45 minutos. Ao chegar na praia, há dois restaurantes de pescadores que servem refeições caseiras, mas não aceitam cartões ou cheque. Lembre-se de levar dinheiro em espécie. Não existem hotéis ou comércio por ali, porque a praia está em área de preservação, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Por essas características, é procurada por quem gosta de acampamentos rústicos.

Piscinas Naturais da Barra da Lagoa

Após atravessar a ponte, à esquerda existe um caminho entre as residências e pousadas. Um portão delimita o início da trilha das Piscinas Naturais da Barra da Lagoa logo à frente. O percurso é curto e de fácil acesso, apesar das pedras que devem ser cuidadas para que não ocorram incidentes.

Praia do Gravatá

O início da trilha da Praia do Gravatá se dá na estrada geral da Barra da Lagoa, na altura da antiga boate Latitude 27. Há uma placa demarcando com precisão o local, portanto certamente você não irá se perder.

Costa da Lagoa

Acessível somente por trilha ou barco, a Costa da Lagoa é uma localidade que ainda preserva a cultura dos primeiros colonizadores da Ilha. Para quem curte caminhadas ao ar livre, é possível chegar à colônia de pescadores por um caminho que começa no Canto dos Araçás.

Uma dica importante: a Costa da Lagoa possui transporte lacustre. Se der aquela preguiça na hora de retornar, estão disponíveis barcos oficiais da prefeitura que passam de hora em hora nos 23 trapiches que existem nessa comunidade. O passeio pela lagoa leva 40 minutos até o centrinho da Lagoa

Lagoinha do Leste

A “cereja do bolo” das trilhas de Florianópolis é sem dúvidas a da Lagoinha do Leste, que na verdade são duas: uma que parte da praia do Matadeiro, e outra que parte do Pântano do Sul. Em relação a esta segunda opção.