Turismo Florianópolis

Florianópolis é um dos destinos mais desejados entre a maioria dos brasileiros.

A ilha é linda e com diversas opções de turismo, tem muitas praias, opções de passeios, centro histórico e está perto de outras cidades e atrações incríveis. É um local super badalado no verão e que conquista até o coração dos gringos.

Turismo Florianópolis

Vale muito a pena fazer turismo em Florianópolis pelo menos uma vez na vida, mas aposto que você vai querer voltar várias e várias vezes!

Se já está se planejando para conhecer a ilha da magia, tenho certeza que as dicas deste post serão muito úteis para você.

Não dá para fazer turismo em Florianópolis e não conhecer seus pontos turísticos além das praias, né? A cidade possui um centro histórico e algumas atrações bem legais, que é possível conhecer em um ou dois dias tranquilamente. Nós escolhemos um dos dias de chuva para conhecer o centro e seus atrativos, que foram:



  • Ponte Hercílio Luz;
  • Mercado Público de Florianópolis;
  • Museu Histórico de Santa Catarina;
  • Largo da Alfândega;
  • Centro Comercial de Florianópolis;

Tem samba de raiz, tem groove, soul, rock, reggae e pop. Tem manezinho, mas também, paulista, mineiro, carioca, gaúcho e gente do estrangeiro. Florianópolis é mistura e contraste.

No verão, o calor faz faísca. No inverno, a lareira convida para comer pinhão, porque lá fora o vento sul não perdoa; bagunça a maré e provoca arrepios de frio.

Duas pontes já não suportam tanta gente e tanto lá e cá, mas se tudo parar, a beleza da natureza acalma qualquer nervo que se exalte.

Quem prefere o sul ou o leste da ilha, conhece caminhos e paisagens menos exploradas, onde a pesca é o ganha-pão e o mar canta mais alto que o barulho da cidade, da Joaquina à Caieira da Barra do Sul.

O norte da ilha encanta com águas mais calmas e areias mais agitadas, sem perder a tranquilidade peculiar do jeito ilhéu de ser. Do Cacupé até o Santinho, opções não faltam para escolher. Porque cabe tudo nessa Ilha!

O que não faltam são praias incríveis em Florianópolis, e o melhor é que há opções para todos os gostos. Praias muito agitadas, outras mais calminhas, algumas bem badaladas e outras quase desertas. Então, você com certeza vai encontrar várias que lhe agradem!

Entre as mais famosas estão Jurerê Internacional, Joaquina, Campeche, Daniela e Canasvieiras. Também há a Lagoa da Conceição, que é bem popular.



Voo Livre, Paraquedismo e Planador

  • Praia Mole
    Tradicional reduto de voo livre da cidade, com dois pontos para salto. Um fica no costão norte da praia (120 m) e o outro no costão sul (145 m).
  • Morro da Lagoa da Conceição
    A rampa de decolagem fica a uma altura de 225 m, proporcionando um lindo visual desta que é uma das regiões mais belas da capital catarinense.
  • Praia Brava e Rio Vermelho
    Saltos a 145 e 95 m de altura, respectivamente.

Arvorismoro

  • Rio Vermelho, Praia do Santinho e Praia dos Ingleses
  • Divertidos circuitos de arvorismo em parques e estabelecimentos privados, localizados nessas três localidades da capital catarinense.

Observação de aves

  • Roteiros especiais
  • Organizados por operadoras de ecoturismo, oferecem caminhadas em parques ecológicos ou passeios embarcados para ilhas marinhas com o objetivo exclusivo de observar aves, sob orientação de guias especializados.

Surfe

  • Praias do sul da Ilha
    As mais procuradas pelos surfistas são Morro das Pedras, Armação (canto norte), Matadeiro e Lagoinha do Leste, essa última de difícil acesso.
  • Praias do leste da Ilha
    As praias da Joaquina, Campeche, Mole, Galheta, Barra da Lagoa e Moçambique possuem os melhores picos de surfe.
  • Praias do norte da Ilha
    As melhores ondas quebram nas praias do Santinho e Brava.

Sandboard

  • Dunas da Joaquina
    Localizadas a 20 km do Centro, entre a Lagoa da Conceição e a Praia da Joaquina. Algumas dunas chegam a atingir 60 m, dependendo do movimento da areia e do vento. Há aluguel de pranchas no local.
  • Dunas dos Ingleses
    Ficam no norte da Ilha, no balneário Praia dos Ingleses (36 km do Centro).

Windsurfe, Kitesurf, Vela e outros Esportes Náuticos

  • Lagoa da Conceição
    Reduto de velejadores de várias modalidades (wind, kite, laser), com boas condições de vento e belíssimo visual.
  • Praias do Moçambique, Mole e Campeche
    Mar agitado e boas ondas atraem os adeptos da modalidade wave (kitesurf e windsurfe).
  • Ilha de Santa Catarina
    Toda a costa litorânea de Florianópolis é navegável. É possível alugar barcos de diferentes classes e tamanhos nos clubes e garagens náuticas da cidade.

Mergulho

  • Ilha do Campeche
    Águas claras e protegidas com profundidades que variam de 3 a 8 m.
  • Praia da Lagoinha
    O mergulho livre no costão é bastante tranquilo nessa praia de águas cristalinas, situada no norte da Ilha de Santa Catarina.
  • Ilha do Arvoredo
    Localizada a 17 km de Bombinhas, é o melhor ponto de mergulho autônomo do sul do Brasil, com uma grande biodiversidade de espécies para observação (garoupas, meros, polvos, arraias, lulas, vieiras, lagostas, tartarugas, golfinhos, pinguins, baleias, etc). A visibilidade média varia entre 10 e 18 m, e o mergulho pode atingir mais de 30 m de profundidade. Sede da Reserva – Florianópolis. Rod. Maurício Sirotsky Sobrinho, Km 02, Jurerê.
  • Ilha do Xavier
    Na Ilha pode-se mergulhar ou praticar pesca embarcada. Localizada em frente à Praia Mole, a ilha é comprida no sentido norte/sul e curta no sentido leste/oeste, ficando protegida do vento leste que, se for muito forte, pode bagunçar a água. A profundidade varia de 5 a 18m e o local pode apresentar correntezas fortes em alguns dias. Retirada do site Guia Floripa
  • Ilha das Aranhas
    Localizada entre as praias do Santinho e Moçambique, a Ilha das Aranhas é composta por duas ilhotas em formato de ‘L’, o que proporciona encontrar locais abrigados de todos os tipos de ventos. O local possui sete fendas que possibilitam mergulhos emocionantes. Os costões rochosos formam paredes íngremes onde mergulhadores experientes podem chegar até 30 metros de profundidade em alguns pontos, mas existem outros pontos mais rasos. A visibilidade destes locais varia muito, sendo a melhor condição com ondulação vinda do sul, que traz águas muito claras e um pouco mais quentes. Retirado do site guia floripa
  • Mata fome
    Localizada em frente à praia dos Ingleses, a Ilha Mata-Fome tem pouca profundidade, por volta de doze metros. No local, há um ponto chamado de aquário, onde é possível observar muitos peixes coloridos e corais. Na sua ponta norte tem uma cordilheira de pedras que se estende até 18 metros de profundidade. Nessa localidade, a ondulação sul também gera uma melhor visibilidade.
  • Ilha do Francês
    Localizada em Frente à praia de Jurerê.
  • Costa da Praia do Matadeiro
    Para mergulho livre.
  • Prainha da Barra da Lagoa
    Piscina natural para mergulho livre.

Museus, Casas de Cultura, Memoriais e Monumentos

  1. Museu Histórico de Santa Catarina/Palácio Cruz e Sousa
    Instituído em 1979, o MHSC passou a ocupar o Palácio Cruz e Souza em 1986, após a mudança da sede do governo. O museu conta com uma programação cultural intensa, abrigando exposições temporárias de cunho histórico e social. O museu-palácio apresenta toda a exuberância da arquitetura eclética em Santa Catarina. Seu grande atrativo é o próprio palácio, seus ornatos e seu mobiliário.
    Terça a sexta, 10h às 18h; Sábado e domingo, 10h às 16h.
    Praça XV de Novembro, 227, Centro.
    Tel: (48) 3028-8091/ 3028-8092.
  2. Museu de Arte de Santa Catarina (MASC)
    Criado em 18 de março de 1949 com o nome de Museu de Arte Moderna de Florianópolis (MAMF), o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) abriga, atualmente, quase 2 mil obras de artistas de todo o Brasil e do mundo, com destaque para os catarinenses. Em junho de 2011, foi finalizada a total revitalização do espaço.
    Terça a domingo, 10h às 21h15.
    Av. Irineu Bornhausen, 5.600 (CIC), Agronômica.
    Tel: (48) 3953-2380.
  3. Museu de Imagem e Som de Santa Catarina (MIS/SC)
    O Museu de Imagem e Som de Santa Catarina nasceu em 1998. Conta com acervo de cerca de 10 mil discos de vinil, 2 mil discos de cerca (os mais antigos são das décadas de 1920 e 1930) e toda sorte de equipamentos históricos referentes ao som e imagem.
    Segunda a sexta, 13h às 19h.
    Av. Irineu Bornhausen, 5.600 (CIC), Agronômica.
    Tel.: (48) 3953-2329.
  4. Museu Victor Meirelles
    Terça a sexta, 10h às 18h; sábado, domingo e feriados, 10h às 14h.
    Rua Victor Meirelles, 59, Centro.
    Tel.: (48) 3222-0692 / 3223-3274
  5. Museu O Mundo Ovo de Eli Hell
    SC-401, Km 7, 7.079, Santo Antônio de Lisboa.
    Agendar visita. Tel.: (48) 3235-1076.
  6. Museu da Polícia Militar Major Lara Ribas – Forte Sant’Anna
    Terça a domingo, 9h às 17h.
    Av. Osvaldo Rodrigues Cabral, 525, Centro.
    Tel.: (48) 3229-6263.
  7. Museu do Homem do Sambaqui “Padre João Alfredo Rohr”
    Segunda a sexta, 13h30 às 17h30.
    Rua Esteves Júnior, 711 (Colégio Catarinense), Centro.
    Fone: (48) 3251-1516.
  8. Museu Universitário Oswaldo Rodrigues Cabral (Museu de Antropologia)
    Segunda a sexta, 8h às 12h e 14h às 18h.
    Campus Universitário, Trindade.
    Tel.: (48) 3721-9325.
  9. Ecomuseu
    Terça a sexta, 14h às 18h.
    Rod. Baldicero Filomeno, 10.106, Ribeirão da Ilha.
    Tel.: (48) 3237-8148.
  10. Casa José Boiteux
    A Atual sede do instituto Histórico e geográfico de Santa catarina e da Academia catarinense de letras, hoje intitulada Casa José Boiteux, passou por uma restauração completa em 2010. O edifício abrigou o Instituto Histórico Politécnico em 1925 e também foi sede da Academia de Comércio de Santa Catarina.
    Segunda a sexta, 14h às 18h.
    Avenida Hercílio Luz, 523, Centro.
    Tel.: (48) 3222-5111.
  11. Biblioteca Pública de Santa Catarina
    Inaugurada oficialmente em 9 de janeiro de 1855, a Biblioteca Pública de santa Catarina é uma das mais antigas do Brasil. Em 1979, foi instalada no atual prédio, onde a memória cultural do Estado é mantida e conservada por meio de livros, periódicos, audiovisuais, microfilmes, entre outros materiais informativos.
    Segunda a sexta, 8h às 19h15; Sábado, 8h às 11h45.
    Rua Tenente Silveira, 343, Centro.
    Tel.: (48) 3028-8063.
  12. Casa da Alfândega
    A Casa da Alfândega é sede, desde 1988, do projeto Galeria do Artesanato. O espaço abriga cerca de 400 artesãos vindos de várias regiões de Santa Catarina, englobando as várias etnias colonizadoras do Estado. Seu nome remete à antiga função desse magnífico edifício neoclássico, construído em 1876 para atender às atividades portuárias da antiga Desterro, como se chamava Florianópolis na época.
    Segunda a sexta, 9h às 18h30; Sábado, 9h às 13h.
    Rua Conselheiro Mafra, 141, Centro.
    Tel.: (48) 3028-8100 / 3028-8101 / 3028/8102