Versão primeiro in quarto da peça Hamlet segue com apresentações em Florianópolis

O Grupo de Pesquisa Teatro Novo apresenta-se por mais um fim de semana no Teatro da UFSC com a famosa peça shakespeariana Hamlet, nos dias 27, 28 e 29, às 20h.

O texto foi traduzido pelo professor de Literatura da Língua Inglesa da UFSC, José O’Shea, e tem direção geral e de produção da diretora de teatro do Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC, Carmen Fossari. A apresentação faz parte do cronograma Projeto Cena Aberta, do DAC.

A peça é inspirada no teatro oriental. Segundo a diretora o uso da linguagem cênica do oriente é um recurso para distanciar e ter como efeito aproximar o foco dramático. O figurino todo inspirado no período Edo, com apenas alguns figurinos shakesperianos. O cenário mantém a caveira e as espadas das montagens tradicionais, mas traz também, como parte da cultura nipônica, 25 leques usados em uma coreografia que resgata a intenção gestual do teatro e dança Kabuki.



Para seguir essas linhas teatrais e culturais foram precisos dois anos e meio de pesquisa, que tiveram assessoria da professora da UFSC, Maria Amélia Dieckie, sobre cultura e arte no Japão, e de Alice Yumi, sobre gestualidade, a linguagem Taiko e maquiagem. A preparação corporal levou um ano e foi comandada pela instrutora indicada pela Associação Nipocatarinense, Fernanda Manhães.

Nesta tradução de O’Shea do primeiro texto de Hamlet, a dramaturgia é focada para a ação dramática, com trechos tanto em prosa quanto em verso. Na obra percebe-se o Shakespeare ator e diretor de teatro, com indicações sobre o universo do fazer teatral. No palco estará presente o gestual do kabuki com o uso de leques e sombrinhas. Os figurinos assumem uma dimensão de ritual, sintetizando as linguagens oriental e ocidental.

SERVIÇO



O que: peça “Hamlet”
Quando: 27, 28 e 29 de setembro, às 20h
Onde: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha) – Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis
Quanto: R$10 (inteira) e R$5 (meia-entrada) para estudantes e idosos. Os ingressos estarão à venda na bilheteria do teatro uma hora antes do espetáculo.





Deixe seu comentário