A Diretoria de Vigilância Sanitária é o órgão da Secretaria de Estado da Saúde que coordena as ações de vigilância sanitária no Estado de Santa Catarina.

Possui a missão de promover e proteger a saúde da população por meio de estratégias e ações de educação e fiscalização.

Vigilância Sanitária Florianópolis

Atua em um conjunto de ações para eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente da população e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

Com sua ação comunicativa busca mobilizar e motivar a população a aderir as práticas sanitárias que estimulam mudanças de comportamento, formação da consciência sanitária e a promoção da saúde.

Estabelece os parâmetros necessários à saúde pública, regulando os processos e produtos que interferem na saúde das pessoas e quando necessário usa o poder de polícia sanitária por meio da fiscalização e do monitoramento, aplicando infrações e intimações, interditando estabelecimentos, apreendendo produtos e equipamentos, entre outras ações.



Missão – Promover e proteger a saúde da população por meio de ações integradas e articuladas de coordenação, normatização, capacitação, educação, informação, apoio técnico, fiscalização, supervisão e avaliação em Vigilância Sanitária.

Visão – Ser um centro de referência, coordenador da rede estadual de Vigilância Sanitária, garantindo a inclusão social e a construção da cidadania para a proteção da vida.

A Vigilância Sanitária atua:

1. Nos locais de produção, transporte e comercialização de alimentos Bares, restaurantes, mercados, frutarias, açougues, peixarias, frigoríficos, indústrias e rotulagem de alimentos, transportadoras, embaladoras, importadoras, exportadoras e armazenadoras de alimentos, etc.;
2. Nos locais de produção, distribuição, comercialização de medicamentos, produtos de interesse para a saúde: Farmácias, drogarias, perfumarias, saneantes, produtos de higiene, produtos hospitalares (indústria, comércio e rotulagem) importadora, exportadora, distribuidora, transportadora, armazenadora de medicamentos, cosméticos e saneantes.
3. Nos locais de serviços de saúde: Hospitais, clínicas médicas e odontológicas, laboratórios, asilos, presídios, profissionais de saúde, etc..
4. No meio ambiente: Controla a qualidade da água, ar, solo, saneamento básico, calamidades publicas, transporte de produtos perigosos, monitora os ambientes que causam danos à saúde, entre outros.
5. Nos ambientes e processos do trabalho/saúde do trabalhador: Identificação e intervenção dos locais de trabalho das pessoas como lojas, fábricas, transportes, escritórios, etc.
6. Na pós-comercialização: Investiga situações que envolvem reações adversas a medicamentos, sangue e produtos para saúde, intoxicação por produtos químicos, etc.
7. Nos projetos de arquitetura: Analisa projetos de construção, reforma, adaptação ou ampliação no que interfere na saúde das pessoas, em residências, hospitais, clínicas, fábricas, escolas, etc.
8. Em locais públicos: Shoppings, cinemas, clubes, óticas, postos da gasolina, estádios, piscinas, escolas, cemitérios, salões de beleza, portos, aeroportos, áreas de fronteira, entre outros.



Vigilância Sanitária Florianópolis Denúncia

Para fazer uma denúncia, acesse o site da Prefeitura de Florianópolis.

Vigilância Sanitária Florianópolis Consulta Processo

O SGP-e é uma solução para gerenciamento de processos administrativos em formato digital que permite a autuação e tramitação tanto de processos físicos (papel) quanto digitais bem como a inclusão de peças processuais e o gerenciamento de documentos.

O sistema dispõe de recursos de fluxos de trabalho automatizados e visualização eletrônica de documentos.

Vigilância Sanitária Florianópolis Estágio

O Estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante, podendo tornar uma experiência rica e vantajosa para todos os atores envolvidos, resultando em desenvolvimento para o aluno, para a Instituição de ensino e para a Anvisa.

Podem participar do Programa de Estágio da Anvisa:

  • Estudantes a partir do primeiro ano do nível médio e do primeiro semestre do nível superior.
  • com idade igual ou superior a 16 anos que estejam devidamente matriculados em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
  • Estudantes estrangeiros regularmente matriculados em cursos superiores do país, autorizados ou reconhecidos, observado o prazo do visto temporário de estudante, na forma da legislação aplicável, também poderão participar.

Horário de Funcionamento Vigilância Sanitária Florianópolis

  • Segunda a sexta das 13h ás 19h

Onde Fica, Endereço e Telefone Vigilância Sanitária Florianópolis

  • Av. Rio Branco, 152 – Centro – Florianópolis – SC
  • Telefone: (48) 3251-7990

Outras informações e site

Mapa de localização