Visitante 100 mil do Projeto Tamar em 2012 solta tartaruga marinha em Florianópolis

A sede do Projeto Tamar em Florianópolis recebeu na última sexta-feira (30) o visitante número 100 mil, somente no ano de 2012. Para comemorar a marca alcançada, além de um coquetel, uma tartaruga marinha foi solta e retornou ao mar. Em sua primeira visita ao Tamar, Gabriela Trupel foi a visitante premiada. A estudante de biologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no estado do Paraná, chegou ao local com um grupo de colegas do curso.

Gabriela soltou uma tartaruga verde reabilitada, que foi capturada uma semana antes em uma rede de pesca na região e entregue pelos pescadores ao Tamar. Ela ganhou R$ 200 em produtos da loja do projeto e fez a visita especial, conhecendo o programa de conservação das tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil.



A unidade da Barra da Lagoa, na capital de Santa Catarina, é a única do projeto Tamar no Sul do Brasil. Ela foi fundada em 2005 e em sete anos de existência, quase meio milhão de pessoas visitaram o lugar. “É legal ver o trabalho crescer. No primeiro ano foram 15 mil pessoas só, ano passado foram 90 mil, e agora, finalmente, a gente chegou na marca dos 100 mil”, comemora Gustavo Staheling, coordenador técnico.

Para minimizar os efeitos predatórios da pesca sobre as tartarugas marinhas, o Projeto Tamar instalou a sua base na região, o Tamar Floripa. O Centro de Visitantes conta com cinco tanques de observação com exemplares de quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que desovam no Brasil, sala de vídeo e exposições, espaço infantil e loja para venda de produtos Tamar. “Nossa missão é tentar diminuir a incidência de captura das tartarugas marinhas nas pescas aqui em Santa Catarina. A gente faz isso trabalhando muito com a educação ambiental, conscientização no Centro de Visitantes”, diz Staheling.

Fonte: G1





Deixe seu comentário