Paciente morre por complicações de superbactéria e emergência é fechada em Florianópolis

Após a confirmação de uma morte por complicações causadas pela superbactéria KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase), a emergência do Hospital Regional, em São José, na Grande Florianópolis, foi fechada nesta terça-feira (4) e será reaberta somente na sexta-feira (7). Desde o início da manhã de ontem até a hoje (6) funcionários fazem a desinfecção da parte interna e externa, com produtos químicos especiais.

A decisão foi tomada na tarde desta segunda-feira (3) entre a Superintendência Hospitalar, a Secretaria Estadual de Saúde e a Direção do Hospital. Nesta manhã, às 10h30, a Secretaria realizou uma entrevista coletiva, que confirmou o caso e a necessidade de desinfecção, que, segundo o secretário de Saúde do estado de Santa Catarina, Dalmo de Oliveira, é recomendada ao menos uma vez por ano. Segundo ele, o hospital atende pacientes de toda a região da Grande Florianópolis e a medida foi necessária para evitar novas contaminações.



A KCP é considerada uma superbactéria pois não há tratamento, nem remédios para combater. Ela pode causar pneumonia e infecções sanguíneas, sobretudo em crianças, idosos ou pessoas com doenças crônicas e imunidade baixa. Além disso, o contágio pode ser apenas pelo contato com pessoas ou objetos infectados.

De acordo com o secretário, durante a desinfecção um médico ficará de plantão para atender casos graves, como acidentes.

Já os demais pacientes que necessitarem de atendimento emergencial devem procurar, em casos graves, o Hospital Celso Ramos, na Ilha, e menos graves o Hospital Florianópolis, na região continental da Grande Florianópolis.

Fonte: G1







Deixe seu comentário