Aluna encontra moeda de bronze de 1799 em Florianópolis

Uma aluna da escola na cidade de Florianópolis, encontrou uma moeda de 1799, da época do Brasil Colônia. A adolescente levou o objeto a uma aula de história, durante o projeto ‘Caçadores de Histórias’, e surpreendeu professor e colegas.

A proposta do projeto, feito com alunos do Ensino Fundamental, é que cada aluno leve às aulas de história objetos antigos. Fernanda Pereira levou a moeda, que havia encontrado perto de casa, em São José. Segundo ela, a moeda foi achada há cerca de 1,5 ano, por ela e uma amiga, em um terreno perto da casa delas. “Ela estava em pé, com barro até a metade. Aí a gente avistou e foi ver o que era. Na hora a gente não deu muita atenção, mas guardei”, comenta ela.

“A Fernanda trouxe para nós uma moeda de 1799, do tempo em que o Brasil ainda era colônia de Portugal. É uma moeda de bronze, com as inscrições ‘Dona Maria I’, a Maria louca, como é conhecida nas histórias, e sendo assim um objeto bastante antigo”, disse o professor de história Fábio Garcia.



Já a adolescente afirma que não tinha noção de que o objeto era tão importante para a história. Através da moeda, os alunos conheceram um pouco mais sobre a história da época e do dinheiro. Segundo o professor, antes o dinheiro no Brasil não era de metal ou de papel, mas o escambo, que utilizava mercadorias como moeda de troca. “Na época, Dona Maria I governava o Brasil e Portugal, tanto que a moeda traz ‘Dona Maria I, com a graça de Deus, rainha de Portugal e do Brasil’. Já atrás o símbolo do globo terrestre acompanha a inscrição ‘o dinheiro circula pelo mundo inteiro'”. Agora, a moeda é um incentivo aos alunos ‘caçadores de história’ do professor Fábio Garcia.

Fonte: G1





Deixe seu comentário