Maricultores de Floripa planejam nova festa após cancelamento da Fenostra

Depois do anúncio do cancelamento da Fenaostra na última terça-feira (20), os maricultores, que contavam com o evento para vender grande parte da produção do ano, vão fazer uma outra festa no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis para tentar diminuir os prejuízos, que ficaram em torno de R$ 500 mil.

Os maricultores contavam com o consumo de 900 mil ostras durante o período da festa. Segundo o presidente das Cooperativas de Ostras (CoperOstra), Henrique da Silva, a ideia da nova festa é minimizar o prejuízo.

“Vamos tentar aproveitar a oportunidade para criar um novo evento aqui no Ribeirão da Ilha, que é o setor da cadeia produtiva. Um clube tradicional da região já disponibilizou um espaço para gente amenizar o sofrimento do produtor. Só dependemos do trâmite legal, porque está muito em cima. Como agora a água começa a esquentar, a mortandade da ostra é inerente”, afirma Henrique. Se for autorizada, a festa pode acontecer no dia 7 de dezembro.



Para viabilizar a festa, o presidente da CoperOstra disse que está procurando ajuda da Procuradoria do Estado e de alguns parceiros. “Inclusive a imprensa já sinalizou positivamente na mídia. Para a gente vai ser com recurso próprio, tentar tocar isso. A ideia é minimizar o custo”, explica.

Na tarde desta quinta-feira (22), a Procuradoria chamou os maricultores para uma reunião. Já a empresa vencedora da licitação para organizar a Fenaostra entrou em contato com os produtores e sinalizou ajuda, afirmando que vai doar parte do material para auxiliar nesta nova festa.

Fonte: G1





Deixe seu comentário