Morro da Cruz Florianópolis

O Morro da Cruz, também conhecido como Maciço do Morro da Cruz ou Maciço Central de Florianópolis, é uma formação rochosa localizada na parte insular da cidade.

De forma levemente sinuosa, com largura média de 800 m, o Morro da Cruz se estende por quase 5 km no sentido das Baía Norte e Sul.

Morro da Cruz Florianópolis

No seu pico, a 285 m de altura, estão o Mirante do Morro da Cruz, de onde se tem uma das melhores vistas panorâmicas dos bairros centrais de Florianópolis e da região continental, algumas emissoras de rádio e televisão e as principais antenas de telecomunicações da cidade.

O panorama que se descortina compreende as pontes que levam ao continente, com destaque para a Ponte Hercílio Luz, as Baías Norte e Sul, a Ilha de Ratones, a Praia de Sambaqui, Cacupé e Daniela.

E se não bastasse o cenário de perder o fôlego, ainda há o encanto das bromélias, o canto dos pássaros e as lindíssimas gralhas azuis colorindo e alegrando a visita.



Uma trilha rústica leva esportistas a um paredão íngreme e rochoso, perfeito para a prática do rapel.

O principal acesso ao mirante do Morro da Cruz é feito pela Rua do Antão (via Beira Mar Norte), por meio do bairro Agronômica, cujas curvas sinuosas também permitem uma vista panorâmica da cidade.

Ao final da estrada, chega-se a um pequeno largo, que serve de estacionamento tanto para as emissoras de TV e radiodifusão quanto aos turistas que visitam o local. Para se chegar ao mirante, caminhe pela via à esquerda dos prédios. A entrada é gratuita.

É aconselhável não permanecer no local durante a noite.

Morro da Cruz Florianópolis Altura

Para marcar a virada do século XIX para o século XX, um cruzeiro referencial foi colocado no Morro da Cruz, a uma altitude de 285 metros. Como revela a placa comemorativa do evento, isto se deu no “Anno de 1900”.

Mirante Morro da Cruz Florianópolis

Florianópolis vista lá de cima do Mirante do Morro da Cruz é simplesmente sensacional, é possível ver o centro da Ilha, uma parte do continente, as duas pontes que dão acesso do continente para a Ilha, além das lindas praias.



No alto do morro ficam as antenas de algumas emissoras de TV e Rádio. O acesso ao morro da Cruz é bem íngreme com muitas curvas e ruas estreitas.

Morro da Cruz Florianópolis Escalada

As vias de excelente qualidade e o fácil acesso fazem deste setor um dos mais procurados pelos escaladores da região. Ainda que localizado no centro da cidade, mantém ares de isolamento. Em suas paredes predominam regletes que exigem técnica e precisão do escalador.

As primeiras vias foram abertas por Antônio Carlos Bito Meyer e Mauricio Meyer na década de 80, quando colocaram grampos no topo de praticamente toda a falésia do lado oeste, escalando virtualmente tudo com a utilização de corda de cima. Bito, um fiel defensor da escalada com corda de cima para treinamento, grampeou apenas algumas vias para serem guiadas, as quais são verdadeiras pérolas da escalada.

Uma vez que Bito escalou praticamente todas a parede em solo ou com corda de cima, várias das vias foram na verdade equipadas pelas gerações que seguiram. Nem todas as vias estão identificadas pelos nomes originais. Correções serão realizadas à medida que a história for resgatada.

Se é que o escalador também é fruto do meio, estas vias fundamentaram a formação e evolução de todas as gerações que seguiram. Na década de 90 quando o precursor da escalada técnica em Santa Catarina já havia voltado para o Paraná, deixando aqui seu legado, apareceu outro ponto fora da curva. Stanley Tristão da Costa, desapegado o suficiente para se criar nas vias do Bito e com criatividade para imaginar seu próprio caminho na escalada, foi responsável por dar continuidade ao que havia sido iniciado.

Morro da Cruz Florianópolis Fotos

Morro da Cruz Florianópolis Fotos

Mapa de localização