Florianópolis: Semana Victor Meirelles celebra nascimento do artista

O Museu Victor Meirelles/Ibram, em Florianópolis, preparou para agosto e setembro uma agenda de comemoração dos 180 anos no nascimento do artista catarinense Victor Meirelles. A data oficial de aniversário é 18 de agosto, mas a programação festiva segue até dia 24, com atividades abertas à comunidade.

Destaque para a exposição Tributo a Victor Meirelles: 180 Anos de Nascimento do Artista. A exposição apresenta obras do artista pertencentes a coleções particulares, instituições públicas e ao acervo do próprio museu. É composta por telas de sua autoria e também por obras realizadas por seus mestres e discípulos. O público poderá visitá-la até o dia 16 de setembro.

A exposição vai possibilitar ao público ainda a apreciação de vários trabalhos de Victor Meirelles que integram os seus famosos Estudos de Traje Italiano, série produzida entre os anos de 1852 e 1854, quando o artista realizava os estudos na Itália.



No dia 22 de agosto, às 19 horas, haverá uma Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina em homenagem aos 180 anos de nascimento de Victor Meirelles. A sessão será realizada no Plenarinho da Assembleia e tem como objetivo principal registrar a passagem da data comemorativa, completada no dia 18, além de ser também uma oportunidade para que se registre a importância e a contribuição deste ilustre catarinense no cenário artístico brasileiro.

Outra parte da comemoração é a oficina Modernidades Possíveis – A Arte brasileira no final do Século XIX. Ela será realizada nos dias 23 e 24 de agosto, das 14 às 18 horas, nas dependências do Museu da Escola Catarinense/Udesc. A ministrante é a professora doutora Leticia Squeff, do Departamento de História da Arte, da Universidade Federal de São Paulo.

Já o projeto Estação da Música do Museu Victor Meirelles apresenta nesta quinta-feira, dia 23, às 19 horas, o duo de Acordeom e Violão formado pelos músicos Arthur Boscato e Ismael Bianchi. No programa obras eruditas e populares, às vezes contemporâneas ou antigas, mas todas com um viés de jazz trazido pela influência da dupla ou pelo próprio conceito instrumental vivenciado pelos músicos. A entrada é gratuita para todos os eventos. Mais informações no site do museu.



Fonte: G1





Deixe seu comentário