NSC Florianópolis

NSC TV (sigla de Nossa Santa Catarina) é uma rede de televisão estadual brasileira sediada em Florianópolis, Santa Catarina.

Possui 6 emissoras afiliadas à Rede Globo cobrindo todo o estado. Entre 1979 e 2016, estas emissoras fizeram parte da RBS TV de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, que as vendeu juntamente com todos os veículos do Grupo RBS em Santa Catarina para o Grupo NC.

NSC Florianópolis

Após um período de transição e uma votação popular para escolher o novo nome, a rede foi oficialmente fundada em 15 de agosto de 2017, culminando também na criação de um novo grupo de comunicação homônimo, a NSC Comunicação.

A RBS TV foi fundada em 29 de dezembro de 1962, com a criação da TV Gaúcha de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A rede chegou em Santa Catarina a partir da expansão da Rede Brasil Sul de Comunicações (atual Grupo RBS) para o estado em 1979, com a criação da TV Catarinense em Florianópolis e da TV Santa Catarina em Joinville, sendo essas as únicas emissoras fundadas originalmente pelo grupo.

As outras quatro foram adquiridas depois da sua criação, de grupos já existentes no estado. Em 1980, foi adquirida a TV Coligadas de Blumenau (fundada em 1969, pertencente a Mário Petrelli); em 1982, a TV Cultura de Chapecó (fundada no mesmo ano e também pertencente a Mário Petrelli); em 1995, a TV Eldorado de Criciúma (fundada em 1978, pertencente a Rede de Comunicações Eldorado); e por fim, a TV Catarinense de Joaçaba (fundada em 1988, pertencente a Central Barriga Verde).



Estas seis emissoras somavam-se com as outras 12 existentes no Rio Grande do Sul, fazendo da RBS TV a maior rede de televisão afiliada à Rede Globo em número de emissoras.

O Grupo RBS começou a passar por problemas financeiros no ano de 2011, quando seus membros foram denunciados pelo Ministério Público por crimes contra o sistema financeiro nacional, dando início a Operação Zelotes, que também investigou outras 70 empresas (números até março de 2015) pelos mesmos motivos.

Entre 2014 e 2015, o grupo demitiu dezenas de funcionários nos dois estados, dando início a uma série de boatos sobre a venda dos seus veículos para outros grupos de comunicação.

Em 2016, sites divulgaram informações que davam conta de uma venda das operações catarinenses da RBS TV e de outros veículos para o empresário Lírio Parisotto (proprietário do grupo Videolar).

O Grupo RBS inicialmente negou as informações através de comunicado oficial. Mas um mês depois, em 7 de março, foi confirmada a venda através de uma videoconferência feita com os funcionários em Florianópolis e nas filiais do interior. Além de Parisotto, Carlos Sanchez (proprietário do Grupo NC) também foi anunciado como novo proprietário dos veículos, dividindo a sociedade.

A venda das operações foi aprovada sem restrições pelo CADE em 15 de julho. Parisotto posteriormente abandonou a sociedade em função de um escândalo pessoal com Luiza Brunet, deixando Carlos Sanchez e outros acionistas do Grupo NC como proprietários integrais do novo grupo de comunicação.

Em outubro, o Grupo NC iniciou a descaracterização da antiga marca nos veículos. As emissoras catarinenses da RBS TV deixaram de fazer menção à sigla “RBS” nos programas, vinhetas, fachadas de prédios, microfones (a canopla utilizada passou a ter o logo da Rede Globo nos quatro lados), entre outros. Em 3 de maio de 2017, foi lançada durante o Jornal do Almoço uma votação popular para escolher o nome da futura rede de televisão e de suas emissoras, bem como da divisão de mídia do conglomerado do Grupo NC.

O telespectador poderia votar pela internet até 15 de maio em três nomes, desenvolvidos pela Interbrand: DNC (que significa DNA Catarinense), Lig (que significa Ligada em Santa Catarina) e NSC (que significa Nossa Santa Catarina).

O resultado foi divulgado no mesmo telejornal em 16 de maio, e deu como escolhida a última opção por 66,28% dos votos. Em 15 de julho, o Grupo NC realizou um evento para funcionários e colaboradores em Florianópolis, onde apresentou a marca da NSC Comunicação, futura subsidiária de comunicação do grupo, e confirmou sua estreia para o dia 16 de agosto, bem como a festa de lançamento do grupo e da NSC TV um dia antes.



A emissora foi inaugurada em 15 de agosto, por volta das 20h15. A jornalista Laine Valgas apresentou um programete ao vivo no intervalo da telenovela Pega Pega, lançando a nova marca da emissora e apresentando vídeos institucionais sobre o compromisso da empresa com o estado de Santa Catarina. No evento de inauguração, estiveram presentes o proprietário do Grupo NC, Carlos Sanchez, o proprietário do Grupo Globo, Roberto Irineu Marinho, o diretor-geral da Rede Globo, Carlos Henrique Schroder, além de vários outros convidados.

NSC Florianópolis Programação

Para saber a programação completa, acesse o site.

NSC Florianópolis Programas

  • Bom Dia Santa Catarina: Telejornal matinal apresentado por Eveline Poncio e Raphael Faraco. O telejornal apresenta o resumo das notícias do dia anterior, previsão do tempo, entradas ao vivo, entrevistas e debates com os assuntos do dia;
  • Jornal do Almoço: Telejornal exibido na faixa do almoço, com Mário Motta e Laine Valgas. É apresentado em quatro blocos, gerados integralmente em todas as emissoras, com exceção de Criciúma (que tem apenas o primeiro bloco local) e Joaçaba (que extinguiu seu JA em 2016).[20] Aos sábados, é exibido em rede para todo o estado com um âncora dos JAs do interior a cada sábado dividindo a apresentação com Laine Valgas ou Raphael Faraco.
  • Globo Esporte SC: Jornalístico esportivo, apresentado por Alisson Francisco, que substituiu Suyanne Quevedo após 19 anos. Exibe matérias sobre as competições esportivas do estado e também do país e do mundo. Chegou a ser extinto 13 de maio de 2017, passando a ser um bloco local no dia 15 do mesmo mês, mas voltou a ser gerado localmente em 15 de janeiro de 2018;
  • NSC Notícias: Telejornal exibido no horário noturno, com Fabian Londero. Assim como os outros dois noticiários, apresenta as notícias do dia e conta também com a previsão do tempo e entradas ao vivo;
  • Nossa Santa Catarina: Jornalístico, apresentado por Gabriela Machado. A atração mostra as iniciativas sociais, a cultura, o folclore, as tradições e as belezas de Santa Catarina. Estreou em 29 de abril de 2018, substituindo o Campo e Lavoura e o Galpão Crioulo, produzidos pela RBS TV, e inicialmente era apresentado por Edson Amaral;
  • Redação NSC: Boletim informativo exibido durante a programação. É geralmente ancorado por repórteres ou jornalistas de plantão na emissora

A NSC TV também exibe aos domingos o programa jornalístico Via Brasil da GloboNews, com matérias produzidas em Santa Catarina. A Santa Missa em Seu Lar, exibida no horário correspondente ao programa, não vai ao ar pela emissora.

NSC Florianópolis Emissoras

Com a aquisição das emissoras catarinenses da RBS TV, a nova rede passou a ser composta por 6 emissoras. O esquema de transmissão permaneceu o mesmo, com os programas gerados a partir de Florianópolis e a sua retransmissão pelas emissoras do interior, com a produção de blocos locais dos telejornais (exceto em Joaçaba) e a geração de comerciais locais.

  • ZYB 763 NSC TV Florianópolis – 12 (33 UHF) Florianópolis
  • ZYB 760 NSC TV Blumenau – 3 (34 UHF) Blumenau
  • ZYB 770 NSC TV Centro-Oeste – 6 VHF 34 UHF Joaçaba
  • ZYB 767 NSC TV Chapecó – 12 VHF 33 UHF Chapecó
  • ZYB 762 NSC TV Criciúma 9 VHF 34 UHF Criciúma
  • ZYB 765 NSC TV Joinville – 5 (33 UHF) Joinville

NSC Florianópolis Trabalhe Conosco

Faça parte da NSC Cominicação

Se você é apaixonado por comunicação e está sempre pronto para encarar mudanças e desafios venha fazer parte do time, afinal, até que vai muito bem viver em Santa Catarina.

Horário de Funcionamento NSC Florianópolis

  • Segunda a sexta das 8h ás 17h

Onde Fica, Endereço e Telefone NSC Florianópolis

  • Rua General Vieira da Rosa, 1570 – Morro do Antão – Florianópolis – SC
  • Telefone: (48) 3216-2500

Outras informações e site

Mapa de localização