Praia do Gravatá Florianópolis

A praia do Gravatá Florianópolis é uma praia situado no leste da Ilha de Santa Catarina, entre a praia da Joaquina e a praia Mole, em Florianópolis. A praia é pouco frequentada e de difícil acesso.

Conforme publicado no jornal Diário Catarinense em Junho de 2008, o morro do Gravatá, onde fica a praia, corre o risco de virar um novo e gigantesco empreendimento imobiliário/turístico.

Praia do Gravatá Florianópolis

No dia 20 de Maio de 2008 foi apresentada uma proposta, em audiência pública na SAL (Sociedade Amigos da Lagoa), para transformar a área em APP (Área de Preservação Permanente, impossibilitando assim a construção no local. De acordo com os votos dos presentes, a proposta passou ser vinculada ao Plano Diretor Participativo do município como demanda.

A Praia do Gravatá é pequena, tem areia fina, alva e macia, do tipo que o pé afunda suavemente quando se pisa. As águas são frias, cristalinas e com forte salinidade. O tamanho das ondas varia conforme a direção da ondulação. Quando vem do quadrante norte, as ondas ficam fortes. Por outro lado, quando surgem de quadrante leste ou sul, a praia vira uma grande piscina azul.

Praia do Gravatá Florianópolis Como Chegar

Para chegar a Praia do Gravatá é preciso percorrer uma trilha de 1,8 Km extensão, que inicia na Estrada Geral da Barra da Lagoa, no sentido Lagoa da Conceição–Praia Mole, onde há uma placa indicando o caminho para a rampa de Parapente. A dica para encontrar o acesso é observar a placa da empresa ParapenteSul, que fica em frente, no sentido contrário da rua.





Para identificar o inicio da trilha, observe que . Siga pelo lado esquerdo, em tom avermelhado. O lado direito, na cor de cimento natural, serve para o acesso de veículos e pertence a uma propriedade particular com cães bravos.

Os primeiros 50 m de caminhada são marcados por uma subida acentuada, no piso de concreto, mas logo se transforma em uma trilha de terra cercada por vegetação local e piso com grandes valas de erosão causadas pela água da chuva. Dependendo da época do ano é comum se deparar com cobras, geralmente da espécie coral, sendo prudente fazer o percurso usando calçados fechados.

O que os viajantes dizem da Praia do Gravatá Florianópolis

Que praia maravilhosa! Após uma trilha de 20 a 30 minutos com algumas subidas íngremes mas bem leve no final temos como recompensa um oásis, água cristalina e bem geladinha para refrescar após a trilha! Pelo que percebi em tempos de chuvas não é ideal fazer a trilha por ficar muito escorregadia! A trilha é bem sinalizada por ter um caminho principal, vale muito a pena todo o esforço, a vista linda e a praia maravilhosa estará lá como recompensa no final de tudo! A volta é super tranquila e parece até ser bem mais rápida.

Mapa de localização