Festa Nacional da Ostra Florianópolis

Festa Nacional da Ostra Florianópolis ou Fenaostra, como também é conhecida, é uma festa anual brasileira alavancada pelo cultivo da ostra, cuja produção anual já alcança a marca de 600 mil dúzias do molusco.

A festa mistura ingredientes irresistíveis para quem aprecia os deliciosos pratos à base de frutos do mar e quer iniciar-se nos prazeres de degustar os mais variados pratos, tendo a ostra como ingrediente principal.

Festa Nacional da Ostra Florianópolis

A Fenaostra é a única promoção do gênero no país a reunir num mesmo espaço atividades nas áreas gastronômica, técnico-científica, econômica, artística e cultural, tendo como mote a maricultura. Durante seis dias, os visitantes terão à disposição atrações para diferentes públicos e gostos. São cursos, concursos, workshops, seminários, feiras de produtos e serviços, jornadas de negócios, além de um amplo salão de gastronomia e de muita diversão, com mais de 150 artistas mostrando o melhor da música, teatro, dança e folclore regionais.

Festa Nacional da Ostra Florianópolis História

No início da década de 1990, a Prefeitura de Florianópolis investiu em várias promoções para divulgar a gastronomia local e valorizar a cultura de base açoriana, gerando também opções de trabalho para os moradores e entretenimento para os turistas. De 1993 a 1997, surgiram a Florifesta, a Expo-Ilha e, posteriormente, o Festival do Mar, além de outros eventos. Mas nenhum deles sobreviveu a mais que quatro edições.

Em 1991, a maricultura iniciava sua fase comercial, mas ainda era uma atividade desconhecida na cidade. “As pessoas não sabiam nada sobre a ostra de cultivo. Só comiam a espécie nativa e, mesmo assim com poucas variações de cardápio.



O fracasso de festas anteriores, a percepção de que os moradores ignoravam o molusco cultivado e a necessidade de abrir mercado para o produto, garantindo o futuro da atividade, motivaram a criação de um evento para divulgar o consumo da ostra. Ao mesmo tempo, a promoção colocaria Florianópolis no roteiro das Festas de Outubro, já que não havia uma festa do gênero na cidade, apesar de contar com um centro de convenções desde 1996. Surgiu a Fenaostra, em 1999, promovida pelo Escritório Municipal de Agropecuária Pesca e Abastecimento (EMAPA) – atual IGEOF – e EPAGRI/SC.



A festa foi fundamental para projetar a ostra de Florianópolis em nível nacional, tanto por conta das variadas receitas criadas pelos restaurantes participantes do evento, como pelo ineditismo dos concursos gastronômicos. Os números comprovam a força do evento como ferramenta de marketing. De 1991 a 1998, a safra de ostra em Florianópolis nunca havia superado as 100 toneladas/ano. Após a primeira edição da Fenaostra, a produção saltou para 505 toneladas, crescimento alavancado pelo aumento no consumo.

A Fenaostra não só contribuiu para abrir mercado para os produtores, como também para dar visibilidade ao molusco catarinense, que conquistou destaque na mídia e até em novelas de televisão como um alimento benéfico à saúde e ao meio ambiente, combinando com o perfil da cidade.

O que tem na Festa Nacional da Ostra Florianópolis

Não é só de ostra que a feira é feita: há diferentes opções de frutos do mar para quem preferir e bebidas para acompanhar, como chopp, cervejas, vinhos, espumantes e bebidas quentes. A festa ainda garante opções com foodtrucks, atrações musicais e exposição de artesanatos locais. Tudo para que a festa seja 100% manezinha.

Horário de Funcionamento Festa Nacional da Ostra em Florianópolis

  • Quarta a Domingo das 10h às 23h

Onde fica, Endereço e Telefone Festa Nacional da Ostra em Florianópolis

  • Largo da Alfândega – Centro – Florianópolis – SC
  • Telefone: não informado

Mapa de localização