O Hospital de Caridade (HC), cujo nome oficial é Imperial Hospital de Caridade (IHC), é um hospital filantrópico de Florianópolis, localizado no Centro.

É o hospital mais antigo da cidade e do estado de Santa Catarina, além de ficar numa localização simbólica e ser parte de tradições religiosas da cidade.

Hospital de Caridade Florianópolis

O Hospital de Caridade foi inaugurado no dia 1 de janeiro de 1789, sendo o primeiro hospital de Santa Catarina e a 12ª Santa Casa construída no Brasil. Seu fundador foi o irmão Joaquim do Livramento, da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos.

Seu prédio inicial ficava ao lado da Capela Menino Deus, fundada pela beata Joana de Gusmão em 1762, que do alto da colina era visível de toda o centro da cidade, e cujo prédio foi incorporado pelo hospital. Com o passar dos anos, o HC foi se expandindo, adicionando mais alas e prédios.

O hospital teve vários nomes ao longo das décadas. Fundado como Hospital Jesus, Maria e José, se tornou Santa Casa de Misericórdia da Ilha de Santa Catarina em 1792, Hospital Militar em 1821, Hospital de Caridade dos Pobres em 1827 até chegar ao nome de Imperial Hospital de Caridade do Desterro em 1846, após ter recebido a visita da comitiva imperial no ano anterior.



Com a Proclamação da República, sai o nome Imperial em 1889 e em 1894 o nome da cidade muda de Desterro para Florianópolis. O nome Imperial voltaria mais tarde. Em 1987, inicia-se o processo de tombamento do HC.

O hospital sofreu um grande incêndio em 5 de abril de 1994, tendo o fogo consumido praticamente todas as alas, poupando apenas o entorno e o interior da capela histórica. Cerca de 70% do hospital foi destruído e nove pessoas morreram. O estado envelhecido dos prédios contribuiu para a tragédia, cujo início nunca foi esclarecido.

Um esforço coletivo da irmandade e setores da sociedade conseguiu reconstruir o hospital, que retornou com importantes atualizações estruturais.

A Irmandade do Senhor Jesus dos Passos administra o hospital, que é uma instituição filantrópica, atendendo tanto pacientes do SUS quanto de convênios privados. O HC conta 192 leitos em quinzes unidades de internação.

Recentemente, em 2015, passou a contar com o Centro Intensivo da Alta Complexidade Senhor Jesus dos Passos, considerado o mais moderno do estado de Santa Catarina.

Hospital de Caridade Florianópolis UTI

O Hospital de Caridade inaugurou recentemente 20 novos leitos de UTI, no Centro Intensivo de Alta Complexidade Senhor Jesus dos Passos.



Com os novos 20 leitos, a UTI passará a ter 40 leitos no novo bloco com 7 mil metros quadrados de área. O local recebeu investimentos de R$ 8,5 milhões do Governo do Estado e mais R$ 23 milhões com recursos do próprio hospital.

Radioterapia Hospital de Caridade Florianópolis

A Radioterapia, especialidade médica focada no tratamento oncológico, é sinônimo de esperança para milhares de pacientes que diariamente travam uma verdadeira luta contra o câncer. Em Florianópolis, o Imperial Hospital de Caridade (IHC) oferece o serviço para cerca 60 novos pacientes por mês, que encontram no local assistência médica e atendimento humanizado feito por profissionais altamente qualificados.

Hospital de Caridade Florianópolis História

O Imperial Hospital de Caridade (IHC) foi inaugurado no dia 01 de janeiro de 1789, sendo o primeiro hospital de Santa Catarina (e 12ª Santa Casa construída no Brasil) voltado para o atendimento da população civil e carente do Estado.

Ao longo dos seus mais de 200 anos de tradição, tendo como mantenedora e gestora a Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, o IHC passou de uma pequena construção edificada ao lado da Capela Menino Deus a símbolo de uma próspera instituição assistencialista e religiosa, com referência no atendimento médico hospitalar para os catarinenses.

O IHC é uma instituição filantrópica, que conta com 192 leitos distribuídos em quinzes unidades de internação, atende pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e convênios privados, além de ter recebido em 2012, 2013, 2014 e 2015 o Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina – destinado às entidades que desenvolvem ações de cunho socioambiental em suas políticas de gestão. Recentemente, passou a contar com o Centro Intensivo da Alta Complexidade Senhor Jesus dos Passos, considerando o mais moderno do Estado.

Hospital de Caridade Florianópolis Trabalhe Conosco

Para aqueles que almejam trabalhar em uma empresa que preza por realizar serviços da mais alta qualidade, e que zela por seus colaboradores e profissionalismo sempre, estes profissionais devem trabalhar no Hospital de Caridade Florianópolis, acesse o site para enviar seu currículo.
Para informações sobre vagas e de como enviar seu currículo, entre em contato via telefone.

Horário de Funcionamento Hospital de Caridade Florianópolis

  • Atendimento 24 horas

Onde Fica, Endereço e Telefone Hospital de Caridade Florianópolis

  • R. Menino Deus, 376 – Centro – Florianópolis – SC
  • Telefone: (48) 3221-7500

Outras informações e site

Mapa de localização