Fundado em 10 de abril de 1989, o Sindicato de Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros da Grande Florianópolis (SETUF Florianópolis) foi criado para dar maior representatividade às empresas que atuam na região.

Anteriormente submetidas ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros no Estado de Santa Catarina (Setpesc).

SETUF Florianópolis

Hoje o Setuf engloba cinco empresas que fazem o transporte municipal – Transol, Canasvieiras, Emflotur, Estrela e Insular – e três empresas que realizam o serviço no âmbito intermunicipal – Biguaçu, Jotur e Estrela Intermunicipal.

Com mais de uma década de atuação, o Setuf passou a representar, desde sua criação, a venda de passes da região da Grande Florianópolis, antes a cargo do Setpesc – uma das grandes razões para sua fundação.

Hoje, o sindicato atua na busca de melhorias do transporte coletivo e participa ativamente das mediações entre prefeitura, empresários e população.



O Sistema Eletrônico Intermunicipal tem como objetivo substituir os atuais meios de tarifação através de papéis pela bilhetagem eletrônica nas empresas de transporte público do intermunicipal, com o objetivo de fornecer aos clientes rapidez, conforto, segurança e facilidade.

O sistema de bilhetagem eletrônica utiliza um cartão inteligente do tipo smart-card, sem contato, para ser utilizado no interior dos ônibus das empresas intermunicipais. O cartão substitui o dinheiro e os passes de papel para o pagamento da tarifa.

Para utilizar basta aproximá-lo do equipamento validador instalado no interior do ônibus, o sistema fará o débito de créditos referente a uma tarifa e a liberação automática da catraca, agilizando o processo de embarque e o tempo de viagem.
Rapidez: O pagamento da tarifa com o cartão agiliza o processo de embarque e consequentemente o tempo de viagem.

Conforto: Todos os passageiros passarão pela catraca, sendo assim, idosos e deficientes físicos terão um número maior de assentos a sua disposição.

Segurança: Com sistema eletrônico, os créditos para pagar a viagem ficam dentro dos cartões, portanto os passageiros transitarão com menor quantidade de valores em espécie, sejam em dinheiro ou em passes.

Facilidade: Em caso de emissão de uma segunda via do cartão, os créditos da via anterior poderão ser recuperados. A recarga embarcada facilitará o processo de compra pela internet, com o pagamento através de boleto em qualquer agência bancária a distribuição dos créditos acontece no interior dos ônibus.



SETUF Florianópolis Recarga

O Cartão do Passe Rápido, está vinculado a Empresa, a qual fornece aos seus colaboradores os créditos referentes ao Vale Transporte, garantindo o deslocamento para o trabalho.

Mensalmente, a Empresa poderá requisitá-lo para fazer novos créditos ou, em alguns casos, a Empresa disponibilizará a recarga automática do Cartão nos validadores (caixa azul ao lado do cobrador) instalados nos ônibus. Nesses casos basta aproximar o Cartão do validador para creditar os valores referentes aos Vales Transporte – processo de Recarga Embarcada.

SETUF Florianópolis Saldo

O validador mostrará em seu visor o valor da tarifa e o saldo do cartão. Este processo é muito simples e rápido. Feito isso, poderá passar para a próxima área do ônibus.

SETUF Florianópolis Estudante

Informações sobre Cadastro de Estudante e Compra de Passes/Créditos
OBS: Para os alunos que cursam pré-vestibulares, não tem o direito ao passe escolar intermunicipal, devido a legislação vigente.

Este cartão é de uso pessoal e intransferível, o uso do cartão por terceiros será cobrado uma taxa administrativa de vinte vezes o valor da tarifa plena única do Sistema.

Em anexo o Decreto Nº 13.219 de 25/06/14 que Dispõe Sobre o Controle e Fiscalização das Gratuidades (aqui).

Documentos Necessários para o CADASTRO:

  •  Identidade ou Certidão de Nascimento;
  •  Comprovante de Matrícula original devidamente carimbado e assinado (nº da matricula, nome, série e turno) devidamente carimbado e assinado **(para os cursos de nível técnicos e profissionalizante, o comprovante deverá constar a duração total do curso;
  • Comprovante de Residência Original e recente – um dos últimos 3 meses (conta de água, luz, telefone, etc.). – É obrigatória a presença do estudante para tirar foto no local;
  •  Nome das linhas e empresas utilizadas.

SETUF Florianópolis Horário de Ônibus

Para ver todos os horários dos ônibus, acesse o site.

Horário de Funcionamento SETUF Florianópolis

  • Segunda a sexta das 8h as 18h / Sábado das 8h ás 12h

Onde Fica, Endereço e Telefone SETUF Florianópolis

  • Av. Paulo Fontes, 701 – Centro – Florianópolis – SC
  • Telefone: (48) 3251-4114

Outras informações e site

Mapa de localização